A partir do dia 17 de agosto, a alegria e o lúdico retratados nos quadros contribuirão para tornar mais leve a rotina das crianças que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana, no Departamento de Hemodiálise da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC)

 

Gustavo Rosa

Gustavo Rosa

A ação é uma iniciativa do IGR – Instituto Gustavo Rosa, que levará reproduções de telas lúdicas e coloridas do pintor falecido em 2013. Para Roberto Rosa, irmão e herdeiro do espólio do artista, esta ação vem ao encontro de um dos objetivos do Instituto: desenvolver ações artísticas e socioculturais, disponibilizando para a sociedade a obra do pintor, desenhista, gravador, designer e escultor e, em especial entre aqueles com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais, inclusive junto aos que se encontram em tratamentos de saúde em unidades hospitalares.

Fiel a essa premissa, Roberto constatou que, ao contrário das áreas voltadas para o tratamento de câncer do HC, o Departamento de Hemodiálise não recebia apoio de qualquer natureza. “Ciente dessa situação, e conhecedores de projetos bem-sucedidos dessa natureza, adaptamos o projeto de pesquisa elaborado pelo Chelsea and Westminster Hospital Arts, que constatou os benefícios da aplicação das artes visuais e performáticas nos cuidados com a saúde, reduzindo estresses e melhorando, significativamente, as condições físicas e psicológicas das equipes médicas e de enfermagem, pacientes e familiares, com redução, na ponta final, dos custos com os tratamentos”. 

Em concordância com Roberto, a médica responsável pelo Departamento de Hemodiálise, dra. Andreia Watanabe, complementa: “A iniciativa de colorir o ambiente, trazer a arte e aplicá-la no espaço em que são realizadas as sessões de hemodiálise tornará o ambiente mais alegre e confortável, ampliando os horizontes pessoais e trazendo leveza, sorrisos e bem-estar à jornada dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores”.  A especialista lembra que um em cada dez brasileiros tem problema nos rins e que a doença renal crônica é definida pela alteração dos órgãos e das vias urinárias por mais de três meses. “A falta de cuidado pode levar à insuficiência do funcionamento dos rins, que, quando grave, pode requerer diálise ou transplante”, explica.

Para levar a alegria das telas de Gustavo Rosa, foram selecionadas cerca de 30 obras (pertinentes à faixa etária dos pacientes, que é de 7 anos de idade), as quais serão reproduzidas e adesivadas em sete diferentes ambientes, entre eles corredores, sala de espera e nas paredes dos quartos que acolhem os leitos hospitalares. O departamento mantém, atualmente, 20 pacientes fixos, que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana e cada sessão dura em torno de quatro horas. Por mês, são realizadas cerca de 400 sessões de hemodiálise.

 

 Um excelente exemplo de solidariedade, digno do querido  amigo Gustavo Rosa!