O Instituto Baccarelli abre a temporada de concertos de 2017 com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com o patrocínio da Pernambucanas. A primeira apresentação deste ano, que acontecerá em 19 de março, às 11 horas, no Auditório MASP, terá a participação da pianista chinesa Qishan Shi, vencedora da 1ª edição do Concurso Jovens Solistas Baccarelli/Azusa Pacific University (APU), com regência do maestro Edilson Ventureli.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis inicia a apresentação interpretando o ‘Concerto para Piano nº 3 em Dó Maior, Op.26’, do ucraniano Sergei Prokofiev (1891 – 1953). O repertório traz ainda a ‘Sinfonia nº1 em Mi Bemol Maior, Op. 8’, do compositor russo Reinhold Glière (1874 – 1956). O concerto, dentro da premissa artística pedagógica, tem o intuito de estimular os alunos a superarem desafios e, também, promover a interpretação de obras de grandes composições que agradem o público.

“O ‘Concerto Para Piano nº 3 em Dó Maior, Op.26’, de Prokofiev, é o mais conhecido do compositor ucraniano, e apresenta dificuldades técnicas para as cordas, em especial, e para a orquestra como um todo na questão rítmica, se mostrando desafiador principalmente na junção entre solista e orquestra. A ‘Sinfonia nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.8’ de Reinhold Glière, compositor russo, é muito bonita e fácil de escutar. Se faz interessante pedagogicamente por se tratar de um compositor pouquíssimo executado e pelo fato de ter sido professor de Prokofiev, no Conservatório de Kiev“, afirma Ventureli.

O Instituto mantém uma importante parceria com a Azusa Pacific University (APU), de Los Angeles. Além de promover masterclasses – transmitidas por vídeo conferência, atualmente, sete alunos do Instituto estudam na sede da universidade por meio de bolsas de estudos concedidas pela APU, na Califórnia.
O concurso Jovens Solistas Baccarelli / Azusa Pacific University promove um importante intercâmbio entre os alunos das duas instituições. Assim como a vencedora da etapa de Los Angeles, a jovem pianista QiShan Shi, o(a) ganhador(a) da etapa de São Paulo estará a

  bilheteria do MASP ou pelo Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br)