No ano passado, o International Wine & Spiritis Competition, em Londres, consolidou ainda mais o grupo González Byass no mundo do vinho, levando o Troféu de Melhor Produtor Espanhol. Graças ao trabalho do enólogo e diretor da Beronia, o espanhol Matías Calleja que chega ao Brasil, a convite da Inovini para uma série de degustações, entrevistas e visitas ao mercado. 

 

Matías Calleja foto divulgação

Matías faz parte da Beronia desde o início, transmitindo sua personalidade aos vinhos que elabora, proporcionando-lhes um caráter  próprio, chamado de “estilo Beronia” (vinhos importados e distribuídos com exclusividade no Brasil pela Inovini). Ele, pessoalmente, determina quais as cepas usadas nos cortes de cada vinho, dependendo das condições de amadurecimento e da qualidade das uvas produzidas a cada ano. “Sempre estamos experimentando, vinificando pequenos lotes para ver se podemos melhorar e adaptar o estilo, os sabores e gostos dos nossos vinhos“, diz.

Tarefa minuciosa e que exige extrema paixão, uma vez que Beronia faz parte do importante grupo González Byass, uma das mais importantes da Europa. Não à toa, uma das diretrizes da bodega é: da terra à garrafa, empregar técnicas artesanais e ambientalmente amigáveis ​​que resultam em vinhos únicos. Sucessos nacionais e internacionais que reconhecem a qualidade dos vinhos desta vinícola, presente em 67 países e cujos principais destinos são o Reino Unido, Canadá, Suécia, Alemanha e México.  

O enólogo destaca o espírito inovador da Beronia, unindo o tradicional ao moderno, hoje muito representativos da região de La Rioja. É um defensor fervoroso de técnicas agrícolas sustentáveis e controle cuidadoso dos produtos usados, valorizando técnicas do período que mais respeitam o meio ambiente, tanto nas vinhas quanto no processo de vinificação. Depois de se autodefinir como um entusiasta do uso de barris de carvalho, Matias foi um dos pioneiros na região na utilização de barris mistos de carvalho americano e francês. Matias busca uma perfeita integração entre a madeira e os vinhos da Beronia, conseguindo vinhos equilibrados e ricos como os das linhas reserva e gran Reserva. O resultado além de bons vinhos? Reconhecimento como melhor produtor espanhol, de acordo com a IWSC.

Relação de alguns vinhos Beronia importados e distribuidos pela Inivini com seus respectivos preços sugeridos:

 

 

  Beronia Verdejo Rueda – R$ 112,00

 

 

 Beronia Crianza – R$ 130,00