Para o Valle Nevado, resort de esqui e snowboard localizado perto de Santiago, no Chile, o entretenimento e o lazer não podem parar mesmo na quarentena. A variedade de experiências torna-se ainda mais atrativa quando pensamos que o inverno está se aproximando e, com ele, queremos mais opções saborosas para compor a nossa mesa e esquentar a temperatura.

Confira passo a passo, a receita de empanada, que o Valle nos dá, para você fazer em sua casa. Trata-se de e um prato muito comum no Chile, juntamente com duas sugestões de bebidas, especialmente para aquecer os corações neste período: o drink Pisco Sour e também vinhos com a uva Carménère, a mais emblemática do país. Vale a pena conferir!

Empanadas

Ingredientes para massa:

– ½ kg de farinha de trigo

– ½ xícara de água quente

– 1 colher (sopa) de banha ou margarina sem sal

– ½ colher (chá) de sal

– 2 ovos

– ½ colher (sopa) fermento em pó

Ingredientes para recheio:

– 400 g de carne bovina picada ou em cubos

– 3 cebolas picadas

– 1 xícara de passas

– 3 dentes de alho picados bem fininhos

– 50 ml de azeite extra virgem

– 1 colher (sopa) rasa de orégano

– 1 xícara de cheiro verde picado bem fininho

– 3 ovos cozidos e picados

– 12 azeitonas sem caroço

Para pincelar:

– 1 gema de ovo batida com ½ copo de água fria

Modo de preparo do recheio:

Refogue a carne primeiro sem os temperos para que a água contida nela evapore. O recheio com muita água pode fazer a massa se romper. Prepare em uma frigideira o tempero da carne, refogando no azeite o alho, a cebola, o orégano e sal. Adicione a carne refogada e deixe o recheio ficar apurado. Adicione o cheiro verde e deixe mais um minuto no fogo. Coloque o recheio na geladeira para esfriar enquanto faz a massa.

Modo de preparo da massa:

Junte os ingredientes da massa, com as mãos, e misture bem até formar uma massa homogênea e desgrudar das mãos. Depois, abra-a com um rolo ou garrafa deixando-a bem fina com 2 ou 3 mm. Com a parte superior de um pote, corte a massa em círculos de 10 ou 12 cm de diâmetro. Molhe as bordas da massa com dedo umedecido de água com gema, coloque o recheio de carne no centro, adicione uns pedaços de ovo picado e uma ou duas azeitonas. Feche bem a massa com a ponta dos dedos, pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio (pré-aquecido a 180 graus) por cerca de 20 minutos ou até a parte superior da empanada ficar dourada.

Pisco Sour

Muito difundido no Chile, o Pisco é uma bebida destilada feita à base de uva, com elevado teor alcoólico, que pode ser tomado puro ou em um drinque como o Pisco Sour, típico da gastronomia daquele país. A receita rende dois drinques, ideal para tomar em dupla.

– 100 ml de Pisco

– 100 ml de suco de limão

– 3 colheres (sopa) de açúcar

– 1 clara de ovo

– 15 cubos de gelo (ou mais, conforme o gosto)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por um minuto. Distribua em copos para drinques e sirva com decoração de rodelas de limão.

 Vinho Carménère

 Vinho chileno ambém é uma boa pedida para um drinque no fim de tarde. A uva mais emblemática naquele país é a Carménère, de origem francesa, mas que se adaptou muito bem no solo do Chile. É muito fácil encontrar um vinho com esta cepa em supermercados, mercearias e lojas de bebidas e geralmente vem escrito o nome dela no rótulo. Esta casta resulta num vinho rico de aroma e sabores, em tom cereja escuro com notas de café e chocolate, e um ligeiro toque de pimenta. Muito interessante. Vale a pena se servir de uma taça e se lembrar dos bons momentos no Valle.