A ABPASS- Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável, a VP – Centro de Nutrição Funcional Pioneira em Nutrição Funcional no Brasil, abriram hoje dia 14 de outubro a I Jornada a saúde dos restaurantes e consumidores, evento totalmente online contou com a  participação da ABPAASS, VP, Sodexo Benefícios e do Grupo Carrefour   

A live de abertura, que lançou o programa para auxiliar os restaurantes a superarem a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e promover a “Jornada a Saúde dos Restaurantes e dos Consumidores”, foi destinada a nutricionistas, gestores de restaurantes, chefes de cozinha e gerentes. A live contou com participação  de  Almir Neto, Presidente da ABPASS, Willian Gil, Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos, Dra. Valéria Paschoal – Nutricionista e Diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional e Stéphane Engelhard, Vice-presidente Executivo do Grupo Carrefour Brasil.

Para Almir Ribeiro Neto, Presidente da ABPASS, o programa da Jornada, terá duração de 60 dias e será dedicada a “Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores, isso porque com a pandemia a saúde financeira dos restaurantes se torna vital e uma sequência de vídeos e fóruns irão contribuir para superação da crise financeira por que passam os restaurantes em função da pandemia do novo coronavírus, renovar seus negócios e criar novas expectativas”.

Para Neto, a maioria dos negócios que compõe o setor de alimentação fora do lar, sofre com a pandemia, além dos restaurantes comerciais, o segmento de alimentação escolar e mesmo refeições coletivas de empresas sofrem os efeitos da pandemia, sendo a alimentação hospitalar um dos únicos que conseguiu se manter, em função da demanda por serviço de saúde neste momento.

A I Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores tem programação extensa com palestrantes renomados de todo Brasil, que teve início hoje, dia 14 de outubro e vai até  dezembro de 2020, e irá promover a Agricultura Familiar, Cooperativas de Alimentos Orgânicos e Feiras Agroecológicas e fazer a conexão, apoiar e potencializar o comércio de alimentos saudáveis com os restaurantes.

Com essa iniciativa que inclui organizações públicas e privadas se deseja atender a recomendação publicada no Livro A Contribuição Brasileira a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: “Embora se possa identificar alguns alimentos de maior risco, são as dietas como um todo e seu equilíbrio geral que têm sido cada vez mais associadas a impactos na saúde. Dietas consideradas saudáveis são, em geral, aquelas que incluem uma variedade de alimentos ricos em nutrientes como verduras, frutas, grãos integrais, legumes, frutas secas, castanhas e sementes, com pequenas quantidades (para não vegetarianos ou veganos) de carnes e laticínios e de óleos vegetais insaturados. Ao contrário, padrões dietéticos pouco saudáveis são aqueles caracterizados por alimentos com altos níveis de adição de açúcares, sódio e gorduras trans – e saturadas, e pobres em frutas, verduras, legumes, grãos e frutas secas”, destaca Valéria Paschoal