O Hotel 5 estrelas Quinta das Lágrimas,  reconhecido  como  Património da Humanidade da UNESCO,. pertencente a família Júdice  desde 1730, cuja gestão é dividida por  José Miguel  e seu filho Miguel Júdice , com  Miguel Callé Lucas, Presidente do Conselho de Administração da OXY Capital , e  gerido pela  rede dos Small Luxury Hotels of the Word,  tem mais de 700 anos de história, e é sem dúvida o melhor da cidade de Coimbra, na freguesia de Santa Clara,. Antes   conhecido como Quinta do Pombal, era usada pela família real portuguesa para caçar,  servindo também como santuário privado à realeza e imperadores.

 

Entrada principal do hotel Quinta das Lágrimas foto Fred Müller

 

O palácio foi construído no século XVlll, e desta primeira construção existe apenas a parte de trás, virada para os quartos dos jardins, por causa de um incêndio ocorrido em 1879. Foi reconstruído ao estilo dos antigos solares rurais portugueses, com biblioteca  e capela .

 

Bibliotaca privada , uma das mais importantes de Portugal foto Tânia Müller

Pastéis de Nata com vinho do Porto de boas vindas. Servido no quarto. foto Tânia Müller

 

Na área  externa  ainda podem ser vistos os restos das antigas edificações rurais tais como o espigueiro  e  o Lagar de azeite,  assim como as sequóias  de 190 anos, referidas como sequóquais Wellington. Os jardins da Quinta das Lágrimas, são mantidos pela Fundação Inês de Castro, e estão abertos à visitação pública.

 

 

Jardim do quarto foto Tânia Müller

 

Jardim do quarto foto  Fê Müller

 O palácio possui  memórias desde o século XlV, onde estão as fontes dos Amores e  das Lágrimas,  célebres por terem sido cenário do  amor impossível do príncipe D. Pedro, futuro Pedro l,  de Portugal   e Inês de Castro, pois Pedro era casado  com D. Constança. Quando esta morreu, ele foi viver com Inês na Quinta das Lágrimas,  onde tiveram  quatro filhos. O rei D. Afonso IV pressionado pela corte, mandou que executassem Inês de Castro, que foi decapitada na quinta.

 

 Segundo a  lenda, foram as lágrimas derramadas por Inês na sua morte que deram origem à Fonte dos Amores.. Quando  Pedro virou rei de Portugal,  manda desenterrar Inês e a veste com roupa de rainha , obrigando a corte a beijar sua mão. Os súditos diziam: “Pedro, agora Inês é morta!”, frase esta imortalizada pelo poeta Camões.

 

foto Tânia Müller

Fonte das Lágrimas foto Tânia Müller

Ambos estão enterrados no Mosteiro de Alcobaça,  e os  túmulos, estão colocados  um em frente ao outro, para que «possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final.

 

Jardim do quarto  foto Tânia Müller

Hoje, o hotel renovado, apresenta uma arquitetura do século XlX , ocupando uma área de 18,3 hectares com serviço  de brigada impecável . São 29 quartos twin, 20 quartos duplos e 5 suítes.  Possui  ainda 5 salas polivalentes com capacidade entre 20 a 100 pessoas, todas com grandes superfícies envidraçadas  que se abrem, ou para o jardim histórico, ou para a cidade e a Universidade, além de  piscinas, campo de Golfe de 9 Buraco, Spa e restaurantes

 

Hotel Quinta das Lágrimas foto Fê Müller

 O Arcadas, 4 estrelas do Guia Michelin, serve menu degustação e  considerado um dos 500 melhores do Mundo pela “Le Liste”  – a melhor seleção global de restaurantes escolhidos a dedo por críticos gastronômicos e guias especializados-  onde você poderá provar uma cozinha que utiliza os produtos tradicionais desta região para criar receitas de sabor. Os pratos são feitos com os ervas aromáticas do jardim de cheiros, laranjas, limões e abacates do pomar, e framboesas e agriões selvagens.

 

 Por estar a dois passos de duas das mais importantes regiões vinícolas de Portugal, Dão e Bairrada, criaram ao longo dos anos uma extraordinária coleção de vinhos para acompanhar a cozinha do “Arcadas”. A carta reúne alguns dos melhores néctares das vinhas de Portugal e do Mundo. Segundo eles a sua maior joia é o vinho assinatura “Pedro & Inês”, concebido com duas castas tradicionais da região, uma mais rústica e masculina (Alfrocheiro-Pedro), outra mais perfumada e feminina (Touriga Nacional-Inês). A união das duas criou um vinho histórico. 

 OBS : Imprescindível fazer reserva.

 

Bar Arcadas foto Tânia Müller

 

foto Fê Müller

 Para petiscar, o bar  Gastrobar Arcadas apresenta uma alternativa ao Arcadas para o  jantar. Um conceito gastronómico mais simples onde poderá encontrar iguarias saborosa, como sopas, queijos,  saladas e sobremesas , acompanhadas de bons vinhos selecionados pelo sommelier

Sommelier foto Tânia Müller

O restaurante Pedro & Inês oferece um ambiente mais informal  com um  espaço acolhedor, com vista para o jardim e onde as receitas antigas da Quinta das Lágrimas estão muito presentes. No almoço é possível saborear um menu degustação. Imperdível.Vale a pena conferir!

 

Restaurante Pedro & Inês foto Tânia Müller