A abertura do Hotel Fasano Salvador leva para a capital baiana a personalidade e a excelência do Grupo, membro do The Leading Hotels of the World, reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade e serviço impecáveis.

O empreendimento inaugura um novo conceito de luxo em hospitalidade na Bahia, no qual a discrição e a sofisticação são os fios condutores do atendimento aos clientes, mantendo o padrão de excelência já conhecido da marca. Sétimo empreendimento hoteleiro, este é o primeiro instalado pelo Fasano em prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia e irá operar no suntuoso edifício que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde. Localizado na Praça Castro Alves, Centro Histórico de Salvador, o hotel abriu suas portas em dezembro de 2018.

Na entrada, o lobby foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e do piso, reproduzido fielmente em mármore Carrara e granito Verde Alpe, carregando o status típico do Art Déco. Dois lustres antigos de prata da Bahia foram adaptados à ambientação. O interior do hotel associa o refinamento da marca Fasano a elementos que mantém viva a história do edifício, utilizando madeiras escuras que remetem ao Jacarandá, madeira natural da Bahia. A estética regional também foi valorizada com a mistura de tecidos e texturas, em diferentes tons de azul, com uso de linhos e rendas.   O Hotel Fasano Salvador conta com 11 andares e dispõe de 70 quartos (divididos em Apartamento Superior, Luxo e Luxo Mar, Suíte, Suíte Junior e Suíte Luxo), restaurante Fasano com dois ambientes e adega climatizada, rooftop com área de lazer e business center com 3 salas. 

Os quartos personalizados variam seus espaços de 26m² a 73m². O azul predomina nos detalhes da decoração, como tapetes, tecidos e cerâmica artesanal. O apartamento 106, antiga sala da presidência do Jornal A Tarde, conservou o piso de taco e os painéis de jacarandá originais, além dos adornos de gesso restaurados. O desenho, também original das portas dos quartos, foi mantido. Outro detalhe mantido foram as janelas superiores das portas, transformadas em luminárias. 

Um diferencial de extrema importância é o tratamento acústico, aplicado nas janelas e portas, para dar maior conforto aos hóspedes. 

O rooftop do Fasano Salvador tem uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais da capital baiana. A cobertura dispõe de deck em madeira, com piscina revestida pelo granito Azul Bahia, bar, Fitness Center e o Wellness SPA. O Spa é uma atração à parte com rituais que revitalizam o corpo e a mente para garantir total bem estar. Com três salas de massagem e sauna úmida, o espaço é assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que elaborou um menu exclusivo de tratamentos para a experiência baiana. Além dos  hóspedes, passantes também poderão usufruir dos serviços com hora marcada

A experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da culinária de origem italiana que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. O cardápio em dois idiomas (português e inglês) é similar ao da praça paulista, localizado dentro do Hotel Fasano São Paulo 

O edifício é um legítimo representante do estilo Art Déco, antiga sede do Jornal A Tarde que por sua vez traz um valor arquitetônico reconhecido. O projeto assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld respeitou as particularidades de um edifício tombado, e incorporou características originais da construção década de 1930. A  riqueza nos detalhes resultou em um design elegante, com ênfase para as peças antigas originais da região, em madeiras escuras em jacarandá da Bahia. 

O Hotel Fasano Salvador valoriza ainda mais o centro da cidade, contribuindo para sua revitalização, cujas obras de requalificação, feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) com projeto da Fundação Mário Leal. e tiveram início no mês de novembro de 2018.

Para Constantino Bittencourt, sócio-diretor do Grupo Fasano O hotel chega a Salvado no momento em que a Prefeitura  Municipal realiza um grande investimento de revitalização do Centro Histórico da cidade. “Nosso objetivo é estimular a retomada do potencial econômico, histórico e cultural dessa área. O local foi escolhido pela sua riqueza cultural. O prédio é uma construção emblemática dos anos 30, na Praça Castro Alves, um dos símbolos mais populares da capital baiana”