Os três hotéis da rede chilena Tierra estão entre os vencedores do World Travel Awards 2019, maior reconhecimento dentro da indústria do turismo. Na América do Sul, o Tierra Patagonia ganhou como Melhor Hotel-Boutique de Luxo, o Tierra Chiloé foi escolhido Melhor Hotel Design, e o Tierra Atacama recebeu a premiação de Melhor Hotel Sustentável.

 

Mundialmente visto como sinônimo de qualidade, o World Travel Awards é uma espécie de Oscar do turismo e seus prêmios são concedidos por continente. A 26ª edição para a América do Sul foi realizada em La Paz, capital da Bolívia, em 13 de julho. Os ganhadores foram escolhidos por meio de votação de profissionais do segmento de viagem e de consumidores do mundo inteiro.

 

Vencedor como Melhor Hotel-Boutique de Luxo da América do Sul, o Tierra Patagonia prova que requinte e aventura podem andar juntos. Dos elementos usados nos ambientes aos ingredientes da culinária do hotel, a mescla perfeita entre detalhes rústicos e elegantes faz da viagem uma experiência única. Depois de uma caminhada por geleiras patagônicas, por exemplo, a exuberância externa pode continuar a ser apreciada da piscina aquecida indoor, cercada de paredes de vidro.

 

O Tierra Atacama, ganhador na categoria Melhor Hotel Sustentável, foi o primeiro do continente sul-americano a adotar a energia solar. O sistema com 588 painéis evita a queima de mais de 110 mil litros de diesel por ano, diminuindo a emissão de 320 a 350 toneladas de CO₂. Toda a água usada no Tierra Atacama sai do poço do hotel, para não interferir no abastecimento da população local. Uma estação de tratamento garante a qualidade para o uso e também para o reuso, na irrigação dos seis hectares de jardins, criados com espécies nativas do Atacama.

 

Já o Tierra Chilóe, escolhido como Melhor Hotel Design da América do Sul, é revestido de madeira, material muito usado também nas casas de pescadores da ilha chilena onde o empreendimento está localizado. Nas áreas comuns, como a sala de estar e o restaurante, janelas panorâmicas exibem a beleza da paisagem mutante, em diferentes combinações entre o céu e a água. Na decoração, o toque regional está em toda parte. Designers chilenos trabalharam com artesãos locais para elaborar as peças e o mobiliário.