A Frente Parlamentar de Defesa da Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinho, Espumante e Derivados do Congresso Nacional, terá uma coordenadoria de enoturismo. O deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) foi nomeado para comandar a nova área do grupo. A indicação foi feita pelo presidente da Frente, deputado Afonso Hamm (PP-RS), que tomou posse no final de setembro. “O Herculano é um líder do turismo aqui no Congresso e reconhecido por todo o trade do Brasil. Ela já vinha tratando do enoturismo pela Frente Parlamentar do Turismo, e agora vamos agregar isso às nossas estratégias junto à cadeia produtora de vinhos do país”, disse Hamm.

 

O objetivo da coordenadoria é promover estratégias de divulgação das rotas do vinho no Brasil e ajudar a alavancar esse segmento que, conforme Herculano, tem um grande potencial. “Cerca de 40% dos visitantes de vinícolas em Portugal são brasileiros, mas quando vc questiona se esses brasileiros já visitaram as vinícolas daqui, a maioria diz que não. Então, há um interesse real por esse segmento, mas é necessária uma maior divulgação, educar para o consumo do vinho nacional e que os produtores de vinho invistam em adequação de suas instalações para receber visitantes”, opinou.

 

O Brasil é o 21º produtor de vinho do mundo, com cerca de 1100 vinícolas, mais da metade delas estão na Serra Gaúcha. Mas outros estados vêm se destacando no setor. É o caso de Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espirito Santo.

 

Na opinião de Herculano, para que essas outras regiões entrem com força no circuito do enoturismo, é preciso criar novas experiências, atrair as novas gerações para o consumo moderado, fidelizar os consumidores, melhorar a comunicação e diversificar a oferta. “Precisamos fazer com que o mercado consumidor brasileiros valorize o vinho nacional, porque 80% do vinho fino consumido no Brasil são importados. Se mudarmos isso, vamos melhor a economia nacional”, aposta o deputado.

 

Durante a reunião da Frente, também foram discutidas questões como a redução de impostos sobre a produção vitivinícola, alíquota e inclusão do vinho no Simples Nacional; prática de preços abusivos; e visibilidade de produtos nacionais por meio de ações de divulgação em parceria com órgãos federais 

Diretoria

Presidente – Afonso Hamm (PP-RS)

1° Vice Presidente – Valdir Colatto (PMDB-SC)

2° Vice Presidente – Sérgio Souza  (PMDB-PR)

3° Vice Presidente – Marcos Montes (PSD-MG)

1° Secretário – Carlos Gaguim (PODE-TO)

2° Secretário – Ronaldo Benedett (PMDB-SC)

3° Secretário – Henrique Fontana (PT-RS)

4° Secretária – Ana Amélia Lemos (PP-RS) 

Coordenador de Enoturismo – Herculano Passos (PSD-SP)