Hoje, dia 25, dois serviços de referência para COVID-19 celebram, juntos, um total de três mil altas de pacientes com coronavírus: o milésimo paciente curado no Hospital de Campanha do Complexo Desportivo do Ibirapuera deixa a unidade hoje, quando também ocorre a alta de número 2000 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A Sra. Terezinha de Jesus da Silva, milésima paciente a deixar o Ibirapuera, volta curada para sua casa, em tempo de comemorar ao lado da família seu aniversário de 70 anos, que completará na segunda-feira (29). Residente na capital, no Butantã, a aposentada mora com o esposo e  ficou internada  desde o último domingo (21). 

No dia que HC registrará 2000 altas, uma delas tem um significado especial: a recuperação de um funcionário querido e admirado no complexo, onde trabalha há 28 anos. Ele esteve 45 dias internados, sendo 41 na UTI. José Batista de Almeida, 62 anos, é casado, tem três filhos e dois netos. O diretor de serviços da divisão de arquivo médico recebeu a alta com alegria e salva de palmas dos colaboradores.

“Celebramos a vida de 3 mil pessoas que contaram com atendimento de qualidade e venceram a COVID-19. Em nome do HC e do Hospital de Campanha do Ibirapuera, com todos os seus colaboradores, agradecemos a todos os profissionais e serviços de saúde pela dedicação e compromisso com a população”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Em menos de dois meses, O Hospital de Campanha do Ibirapuera recebeu 1.373 pacientes. Hoje, tem 133 internados, sendo 121 em enfermaria e 12 em estabilização. É referenciada e recebe pacientes encaminhados por serviços de pronto atendimento. Começou a funcionar no dia 1º de maio, contando com 268 leitos, incluindo 28 de estabilização. O serviço possui todo o aparato tecnológico para garantir atendimento com qualidade e humanização. Equipes de saúde e pacientes possuem acesso à internet wi-fi para manter contato com familiares; boletins médicos são enviados por videochamadas e há canal por WhatsApp para contato diário. Os internados têm suporte de uma equipe multiprofissional e atividades focadas no bem-estar emocional.

O HCFMUSP reservou todo o prédio do Instituto Central exclusivamente para atendimento a casos de coronavírus, tornando-se o maior centro do país para tratamento de doentes graves com a doença. O processo já foram internados 3.167 pacientes. Hoje, há 489 internados, sendo 277 em UTI.