A cidade de Guarujá, no litoral paulista, sedia neste ano de 2019, o programa de educação musical Brasil de Tuhu, que após passar por 248 escolas públicas em 41 municípios brasileiros, leva  uma programação que inclui concertos didáticos conduzidos pelo Quarteto Brasil de Tuhu – Carla Rincón, no primeiro violino, Fabio dos Santos, no segundo violino, Jade Guilhon, na viola, e William Ambe, no violoncelo -, a serem realizados na Escola Municipal Almeida Junior, Escola Municipal Myriam Terezinha Wichroski Millbourn e no Teatro Municipal Procópio Ferreira, onde irá acontecer uma apresentação única aberta ao público. Já a atividade Vivência Musical, ciclo de capacitação em musicalização infantil para educadores, será realizada na Escola 1º de Maio.

foto divulgação

 O evento é realizado  pela  Baluarte Cultura e patrocinada pela Wilson Sons e pelo Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, o projeto acontece desde 2009 beneficiando, beneficaindo mais de 40 mil alunos e professores de 248 escolas publicas, em 41 municípios de 13 estados brasileiros.   

Com roteiro costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, o concerto é realizado por um quarteto de cordas, capitaneado por Carla Rincón do premiado Quarteto Radamés Gnattali, criado especialmente para a turnê, e participação da atriz e cantora Verônica Bonfim. O espetáculo também conta com interferências do boneco Tuhu que, de forma lúdica e divertida, ensina noções básicas de ritmo, melodia e harmonia estimulando o aprendizado através de brincadeiras.

Com foco na obra de Villa-Lobos, o repertório lança mão de cantigas populares compiladas pelo maestro em seu Guia Prático, como “Fui no Itororó” e “Saltando como um Saci”, entre outras, procurando desmistificar o universo da música clássica para as crianças e, ao mesmo tempo, sensibilizar alunos, professores e sociedade para a importância da educação musical.  

Após os Concertos Didáticos os alunos serão agraciados com o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, que conta a história de um jovem musicista e contém jogos de musicalização. Todas as escolas participantes também receberão um kit com materiais especialmente desenvolvidos para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.

Combinando jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades, a Vivência Musical do Brasil de Tuhu é um ciclo de capacitação gratuito destinado a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização. A oficina no Guarujá será coordenada por Carla Rincón, premiada violinista, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, iniciada no El Sistema da Venezuela e com ampla experiência em ensino coletivo e inclusão social através da música, e Bruno Jardim, graduado em Educação Musical pela UNIRIO, professor de música no Projeto Bem-me-quer Paquetá, no Instituto Zeca Pagodinho e no Instituto Nossa Senhora da Piedade, regente da Orquestra Jovem Paquetá e do Coral ViraCanto. 

Desde o inicio do projeto, mais de 650 educadores já participaram das vivências que, neste ano, estará ainda mais diversificada ao utilizar e integrar as ferramentas e conteúdos criados no decorrer dos 11 anos do programa Brasil de Tuhu. As turmas terão 40 vagas e os encontros serão realizados nos dias 05 e 06 de novembro na Escola 1° de Maio

 . As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas pelo site do programa – www.brasildetuhu.com.br -, entre os dias 09 e 28 de outubro.