No próximo dia  27 de Março, das 9h00 às 17h00, no Casa Grande Hotel Resort & SPA, em Guarujá., acontece a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que neste ano tem como tema a criação do Corredor Ecológico de Guarujá.

 A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental. Entre os apoiadores, estão entidades do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau

 Ao unir as duas APAs (Área de Preservação Ambiental da Serra do Guararu e a Área de Preservação Ambiental da Serra de Santo Amaro), o Corredor Ecológico de Guarujá ocupará cerca de 50% do território do município. Trata-se de um dado relevante, que implicará em um reordenamento efetivo e de qualidade para o destino Guarujá, em seu todo. A criação de um corredor ecológico é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade. E, também, um vigoroso mecanismo de ordenamento territorial do município de Guarujá.

Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Guarujá CVB, entende que “a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa. Daí o nosso apoio entusiasmado à realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente”.

Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente de Guarujá, considera que “a conferência será um grande evento, onde vamos mobilizar a sociedade para uma discussão mais apurada daquilo que está acontecendo no município em termos de políticas públicas ambientais da cidade. O evento vai focar não só a criação da 2ª APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental”.