Diante da impossibilidade de promover a edição 2020 do Trama Afetiva, um dos principais eventos do país direcionados a discussão de propostas de criação e design a partir de resíduos descartados pela indústria têxtil, Jackson Araujo, diretor criativo da plataforma, em parceria colaborativa com a biodesigner Itiana Pasetti, o costureiro Jorge Feitosa e a estilista e pesquisadora de moda Thais Losso produziu o vídeo-manifesto “Água” que materializa, através de 10 vestíveis, confeccionados com nylon de guarda-chuvas obtidos pelo coletivo de catadores de resíduos sólidos da Unidade de Triagem do Campo Da Tuca, de Porto Alegre (RS), questionamentos sobre cuidados com o meio ambiente, ressignificação de matéria-prima e fortalecimento do trabalho coletivo. As peças foram confeccionadas com aproveitamento total da matéria-prima coletada, ou seja, com resíduo zero.

Patricia Araujo e Bruna Blazquez

“Convidamos a Revoada, plataforma gaúcha de soluções criativas em sustentabilidade, que mantém a mais completa nailonteca construída a partir da recuperação e higienização de guarda-chuvas, para essa colaboração onde propomos soluções criativas inéditas para o reaproveitamento da matéria-prima”, explica Luca Predabon, diretora de conteúdo da Trama Afetiva.

O resultado é uma série de vestíveis inspirada na ideia de busca de água no espaço como um lugar de autoconhecimento, reflexão e cuidado com a vida e com a natureza. “Água já era uma das pautas presentes no Trama Afetiva. Água é o novo petróleo, o elemento onde a vida surgiu e é o que move as novas buscas espaciais. É por causa da água que existe o guarda-chuva. Água é vida”, conceitua Jackson Araujo, para reforçar que a performance virtual busca posicionar a Trama Afetiva como um movimento de pessoas que se conectam e usam a moda como ferramenta de transformação socioambiental.

O projeto contou com as participações da artista e mestra em poéticas visuais Patrícia Araujo e da artista e bailarina Clarice Lima, que assina a direção de movimento e a coreografia. Também em cena o ator negro Leo de Paula, performer e pesquisador sobre os aspectos do corpo gordo e as suas vertentes, Leonor Mesel, arquiteta negra, 60+, designer de objetos de decoração em tecidos africanos, Renata Bastos, atriz trans, performer e comunicadora de moda, e Belly Palma, gestora do programa de Moda Inclusiva da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência e consultora de Negócios Inclusivos.

“Com esse casting diverso e inclusivo, queremos fortalecer a ideia de que a moda não é mais sobre roupas, mas sobre pessoas”, acrescenta Jackson Araujo. “Nosso time de designers, por exemplo, estabeleceu diálogos de aprendizado e cocriação sobre desejos do corpo gordo e do corpo de uma pessoa com deficiência para entender limitações e estratégias de mobilidade e conforto”.

A Trama Afetiva é plataforma de convergência e pesquisa de estudos em design sobre inovação para resíduos da indústria têxtil e ambiente, propondo um diálogo entre pensadores, artistas, ativistas, cientistas, empresários, marcas e sociedade civil para a construção de uma indústria inclusiva, diversa, sustentável, criativa, lucrativa, transparente e comprometida 100% com o meio ambiente.

“Devido à pandemia, optamos por realizar o festival Trama Afetiva no seu formato presencial somente em 2021, quando teremos condições de executá-lo nos moldes anteriores com lançamento de edital, seleção de participantes e curadoria através de profissionais qualificados. Esse vídeo performance, devido a atual situação, reforça nossos objetivos e comprometimento com a continuidade e viabilidade do projeto”, finaliza Jackson Araujo.

O vídeo-manifesto “ÁGUA” será lançado através de live dentro da programação do Brasil Eco fashion Week, dia 21.11.2020, às 19h. Logo após essa primeira transmissão online, no mesmo dia, a performance poderá ser conferida, às 19h30, pelo IGTV do perfil @trama_afetiva no Instagram.

A produção do vídeo respeitou todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, distanciamento social, higienização dos ambientes e equipamentos, além e da realização de testes de Covid para toda a equipe envolvida.