Eric Ducournau, diretor geral do Grupo Pierre Fabre e Nuria Perez-Cullel, diretora geral da divisão de dermocosméticos ,  vieram ao Brasil para anunciar a abertura do Brazilian Innovation Center (BIC). O centro de pesquisa e desenvolvimento instalado no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, será dirigido por Anne-Laure Gaudry sob a gestão de Xavier Ormancey, diretor global de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da PDFC (Pierre Fabre Dermocosméticos).

 

Eric Ducournau, diretor geral do Grupo Pierre Fabre foto divulgação

Com área de 320m², o BIC  foi projetado segundo os padrões técnicos mais avançados da indústria cosmética, contará com aproximadamente 20 pesquisadores e técnicos até 2020. Essa equipe multidisicplinar trabalhará em colaboração com outros cinco laboratórios da PFDC localizados na França e no Japão e com 313 colaboradores da filial brasileira da PFDC.

“O Brasil é um pais estratégico para nosso grupo e a Pierre Fabre do Brasil é uma de nossas filiais mais dinâmicas, apresentando crescimento anual médio de 24% há cinco anos. Em 2015, lançamos um plano amplo de investimentos cuja soma é de 50 milhões de reais, tendo por objetivo modernizar a fábrica de Areal.  Estamos dando continuidade a este investimento inicial com a abertura do segundo centro de inovação internacional no Rio de Janeiro. É uma oportunidade de recebermos entre nós talentos brasileiros nas equipes de P&D e de enriquecer, dessa maneira, a diversidade humana e cultural de nosso grupo” afirmou Eric Ducournau

 O Brazilian Innovation Center tem como missão desenvolver produtos específicos para a pele brasileira, além de mapear e atender as tendências de um dos mercados mais sofisticados e criativos do mundo. As novas fórmulas serão produzidas para as marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray. O centro de pesquisa e desenvolvimento vai funcionar segundo o modelo do Asian Innovation Center (AIC) aberto no Japão em 2015, iniciativa pioneira que já demonstrou a capacidade da PFDC de ter sucesso comercial com produtos especialmente adaptados às necessidades das peles asiáticas.

 

Nuria Perez-Cullel, diretora geral da divisão de dermocosméticos , foto divulgação

 Segundo Nuria “O Brasil, quarto mercado mundial em cosmética, assume uma importância fundamental para nossa empresa. A escola de dermatologia brasileira desfruta de reputação reconhecida no mundo inteiro, a população brasileira é constituída por uma incrível mistura de tipos de pele e cabelos e as consumidoras brasileiras são, particularmente, sofisticadas e exigentes em se tratando de produtos cosméticosAssim sendo,  torna-se compreensível que PFDC implante seu segundo centro internacional de inovação no Brasil.  Acredito que as equipes serão capazes de criar fórmulas e produtos que serão bem aceitos, num primeiro momento localmente, e depois irão ultrapassar fronteiras».

 Presente no mercado brasileiro desde 1985, o grupo Pierre Fabre desenvolve em solo brasileiro suas duas atividades: farmacêutica e dermocosmética. Após a aquisição dos Laboratórios Darrow em 2006, o grupo passou a dispor em Areal (no Estado do Rio de Janeiro) de uma fábrica especializada na produção de produtos dermocosméticos. Em 2017, a Pierre Fabre do Brasil teve faturamento superior a 300 milhões de reais, com aumento de 10% em relação ao ano anterior. Com as marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray, a PFDC ocupa o terceiro lugar no mercado brasileiro de dermocosmética.