Agustin Blanco – CEO da  Grand Cru fez via webinar, o Fórum Grand Cru – Transformação Digital , com a presença de Alexandre Bratt – diretor comercial, Diego Bonassa – diretor comercial, Heitor Soubihe –  gerente de expansão, Renata Mota – gerente de transformação digital e Maria Trentini – gerente de marketing, Na pauta o novo momento de transformação digital e inovação no mercado de vinhos.

Segundo os executivos, a empresa  com a pandemia   focou no crescimento através de franquias. em um novo modelo light,  para lojas  com área em torno de 30m2 a 40 m2 ,  com um investimento menor em relação a  loja padrão da rede. Mais modernas e compactas com investimento  a partir de R$300 mil  divididos em 200 mil em implantação  de loja  e taxa de franquia e 100 mil em estoque  inicial.

Agustin Blanco – CEO da  Grand Cru foto Tânia Müller

Segundo o CEO “ A  Grand Cru vem investindo nos últimos 5 anos  em  duas frentes , na abertura de lojas próprias, hoje temos em torno de 27 a 30 , cujo sentido é de conhecer o cliente, o nosso consumidor , e melhorar cada vez mais a experiência  de venda dentro de uma loja .Com este aprendizado resolvemos abrir mais lojas  através de franquias, mas  transmitindo todo o nosso conhecimento, que nós fomos incorporando dentro da companhia . E como segundo investimento ,  com a parte digital , de também melhorar a experiência on-line , e principalmente para estarmos próximos aos clientes  em qualquer ponto de contato com os nossos vinhos.   Temos concorrentes  muito respeitáveis e  acredito que o nosso modelo é bastante único. A beleza da Grand Cru  e  o multicanal, que   está muito bem equilibrado  , para oferecer a melhor experiência entre os nossos clientes “ disse Agustin

 “ Com a pandemia, a empresa no 3º trimestre  começou a se recuperar porque o mercado estava querendo consumir vinhos de melhor qualidade também  e neste 4º trimestre estamos tendo um nível de vendas extremamente alto , No mês de  novembro as vendas foram  65%  acima  de novembro de 2019 e provavelmente vamos  fechar o 2º semestre do ano com 18 a 20  acima, assim a empresa terminará o ano com  6 % acima  em vendas O melhor do ano foi o trabalho de adaptação que a companhia fez  e principalmente, o mesmo deve ter acontecido com outras companhias , desde 2015 , desenvolvíamos um trabalho  de transformação digital  , que foi crescendo , e que neste ano de 2020, foi muito acelerado. O que nos permitiu  chegar  melhor nos consumidores e clientes  a ter  uma experiência muito rica. O Alexandre  Bratt está nos ajudando muito nas mudanças das plataformas da Grand Cru. Na largada  da pandemia,  trocamos a plataforma do e-commerce,. como também a plataforma  do  nosso Clube de Vinho , que chamamos de Confraria , o que nos permitiu ter mais agilidade     nesta  experiência que o nosso cliente requer “ conclui  o executivo

Alexandre Bratt – diretor comercial foto Tânia Müller

   Segundo Bratt, a empresa  em janeiro implementou   as mudanças  de plataforma  e  quando chegou a pandemia , estavam mais preparados para enfrentar isto,  mesmo  assim    a empresa perdeu 85%  das vendas  do dia para a noite , que foi muito forte em vendas  presenciais, mais consultivas   “O auto serviço não era tão forte , que são representados por sites e supermercados , foi onde tivemos que nos reinventar  neste período. O e-commerce  chegou a fazer  6 vezes mais o que fazia pré pandemia , e se estabilizou em 2 vezes e meia . No supermercado tivemos um  crescimento bastante relevante. Já  restaurantes, hotéis , como um todo, realmente morreram durante alguns meses. Nós nos reinventamos com o auto serviço. O que verificamos hoje, é que estamos muito forte  no segmento de B2B , onde estamos fazendo muito mais do que fazíamos anteriormente” disse

Para  Heitor Soubihe –  gerente de expansão de franquias , a experiência do cliente tem que ser boa e completa em qualquer um dos canais em que está comprando, e tem que ser igual.  “Quando vamos para o  no universo físico, a experiência tem que ser perfeita , independente de estar em uma loja própria ou uma loja franquia, o cliente não deve saber em qual está , porque a experiência tem que ser a mesma. Sem dúvida, com a pandemia, o primeiro impacto , não sabíamos o que iria acontecer no dia seguinte, com lojas  de rua e em  shoppings fechando, mas reação dos nossos franquiados foi muito boa  e rápida. O vinho tem muito esta questão do relacionamento, boa parte dos nosso franquiados já tinham o hábito de ter a proximidade   de atender o cliente, entregando o produto, fazendo delivery,   e nossos franqueados se adaptaram muito rápido, fazendo com que os impactos da pandemia   das lojas fechadas foram  muito sutis , quando comparamos com outros segmentos varejistas , onde o fechamento da loja de rua foi igual a zero de faturamento.” explicou

Os franquiados continuaram performando e vendendo  através deste relacionamento do seu cliente  e através das entregas. O canal de franquia da Grand Crú foi aberto em 2004, esta primeira loja foi muito mais uma oportunidade , não foi planejada A partir de 2017 , começaram a implementar as melhores práticas do que uma franqueadora precisa ser ,  atualização de todos os manuais,  contratos, como a  afiliação a Associação Brasileira de Franchesing , e com isto entenderam que poderiam fazer um crescimento  significativo.

Heitor Soubihe –  gerente de expansão de franquias foto Tânia Müller

“Abrimos algumas lojas em 2017, outras em 2018, porém nossa grande virada de chave foi em  2019  quando foram abertas 17 novas franquias  , sendo que  destas, 11  são  novos franqueados.  Sempre buscamos pessoas que tenham sinergia com  o segmento, porém  a operação, não necessariamente  é 100% focada  para um grande conhecedor  do mundo do vinho . Temos grandes executivos de grandes empresas  que resolveram empreender, pessoas  que são varejistas  de outros segmentos , que resolveram adentrar no nosso mundo do vinho.. Terminamos 2019  com bastante conquistas e montamos  um plano para 2020 , bem agressivo falando em abertura de outras 17 lojas , veio a pandemia, e algumas lojas já contratadas para serem abertas  no início do ano, obviamente tiveram as obras paralisadas . Revisamos este plano    para março, porém…. Vamos terminar 2020  em termos de abertura de  lojas bem próximo ao desejado anteriormente. Vamos abrir 15 novas lojas , já abrimos 11 e ainda faltam 4, e com isto, em termos de números  fechamos este ano com 74 lojas  franqueadas e 17 próprias , uma rede de  91 lojas  espalhadas pelo Brasil, e já começamos  desde o meio do ano a ter uma base  de expansão ainda amis agressiva para 2021,  com abertura de 35 novas lojas  e, para isto precisamos considerar cidades  pouco menores com população de 200 mil habitantes , já fizemos o mapeamento do Brasil, e entendemos que  para entrar nestas cidades, precisávamos de um projeto , de um modelo  de loja que é a franquia light . Para este modelo de negocio foi criado um novo lay out, , uma loja mais leve   uma loja amiga, para receber outros  tipos de clientes , mais   entrantes no mundo do vinho , Neste mês já começamos a abrir  03 lojas neste novo formato , e para  21 já temos outras contratadas  Hoje  temos 2 quiosques   e em breve abriremos outros “explicou Heitor