Gramado foi um dos primeiros destinos turísticos a restringir a atividade econômica e determinar o isolamento e distanciamento social. Foram estas ações que permitiram que fosse um dos primeiros a flexibilizar a abertura dos estabelecimentos comerciais, gastronômicos e de hotelaria. Essas permissões vêm acompanhadas de uma série de exigências que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos e pela comunidade, como o uso de máscaras nas ruas e nos estabelecimentos, distanciamento nos restaurantes, ingresso limitado de pessoas nas lojas e limitação em 50% da capacidade de hospedagem nos hotéis, entre outras medidas.

foto Carlos Borges

Segundo o  prefeito Fedoca Bertolucci, toda as ações que têm sido desenvolvidas desde o início da pandemia foram necessárias para a preservação do principal ativo do município, que são as pessoas. “Flexibilizar a reabertura das atividades econômicas, sem expor o nosso gramadense e os visitantes ao perigo representa uma equação dificílima. Gramado conseguiu esse equilíbrio, razão pela qual cumprimento a todos gramadenses que se empenharam nessa tarefa”, afirma.

O distanciamento controlado, como é definida a atual fase de reabertura da economia, foi justamente possível graças às medidas de prevenção adotadas nas etapas anteriores da quarentena. Essa fase da quarentena controlada no Rio Grande do Sul é novamente acompanhada de uma série de medidas que ampliam a segurança em saúde.

Para o secretário municipal de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Segundo ele, ao fechar os atrativos turísticos

Entre as medidas que estão sendo previstas está a continuidade das barreiras sanitárias, que serão feitas nas entradas principais da cidade no sábado e domingo, dias 16 e 17, numa ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e de Trânsito e Mobilidade Urbana. Próximo ao pórtico da RS-235 e junto ao Lago Joaquina Rita Bier, profissionais de enfermagem farão uma entrevista rápida com os ocupantes dos veículos e todos serão submetidos a medição de temperatura por um termômetro infravermelho. “Apresentando temperatura de 37,8, a pessoa será encaminhada para atendimento médico”, explica a enfermeira Silvana Rosa.

Segundo o secretário municipal da Saúde, João Teixeira, desde o início da pandemia têm sido tomadas medidas e realizadas ações de controle, fiscalização e de conscientização no município. “É mais uma iniciativa que busca a preservação da saúde dos moradores e dos visitantes”, afirmou Teixeira.

Essa ação sanitária vem se somar às barreiras orientativas que a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana tem desenvolvido nos últimos finais de semana. “Nossa objetivo não é impedir que as pessoas entrem na cidade, mas que cumpram as normas de distanciamento e uso de máscaras”, afirma o secretário Luiz Quevedo.

 Os principais pontos turísticos de Gramado, como a Rua Coberta, já receberam ações de sanitização por parte de empresas privadas. E a partir deste sábado, dia 16, a Secretaria Municipal de Agricultura fará pulverizações em alguns locais também com vistas à prevenção ao coronavírus.

Tanto o decreto municipal como o estadual preveem a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos (ruas e praças, inclusive) e para ingresso em espaços privados (com exceção de residências de uso familiar).