A composição da matriz étnica da mulher paulista se reflete na formação do cabelo de quem vive na cidade: uma mistura da raça europeia (caucasiana), ameríndia (índio), mameluca (branco + índio) e negra.  Essa herança genética somada às condições de temperatura, umidade, qualidade do ar, radiação solar, poluição e hábitos diários, fazem do cabelo da mulher que mora em São Paulo único em relação aos fios das mulheres dos demais estados do País.

 

A marca alemã Godweel, de cuidados com os cabelos,  tem como consultora técnica a engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza,  que alia  tecnologia e inovação para tratar, colorir e nutrir os fios, traz uma série de soluções para cuidar do cabelo da paulista de forma única e personalizada.

 

Agressões climáticas

 

Estudos indicam que ao longo dos anos, a impermeabilização do solo e o aumento do total anual de chuvas na região metropolitana de São Paulo, favoreceu o aumento da umidade, deixando o cabelo da paulistana com mais frizz. “Por causa da qualidade da água e dos altos níveis de poluição, a paulistana tem também o cabelo mais sujo do Brasil, que se deve ao acúmulo da sujeira do dia-a-dia e resíduos de metais presentes na água do banho”, explica a expert Sonia Corazza.

 

A radiação solar também prejudica os cabelos de quem vive em São Paulo. Os fios expostos à radiação UV extrema ao longo de todo o ano, estão sujeitos a oxidação e consequente envelhecimento e desbotamento da cor. “A radiação solar é ampliada pela intervenção do material particulado no ar. Quando cada raio de sol incide numa partícula de poluição, sua ação é amplificada e se torna ainda mais prejudicial”, explica Sonia.

 

Agressões térmicas e químicas

 

Às agressões externas somam-se aos danos autoinduzidos aos cabelos. “Acostumada a utilizar o secador diariamente, a chapinha sempre e o babyliss às vezes, a paulistana tem cabelos mais desidratados, porosos e propensos à quebra”, ressalta Sonia. Muitas ainda adicionam colorações ou descolorações mensais e remodelam os fios por meio de alisamentos químicos a cada dois meses, resultando em cabelos mais desestruturados e frágeis.

Com frizz, sujeira, oxidação, poluição e agressões autoinduzidas, o cabelo da mulher paulista precisa de cuidados personalizados para que os resultados sejam melhores e mais duradouros. A expertise no tratamento e cuidado com os fios da linha Kerashape, de Goldwell, oferece soluções únicas para cada necessidade desses fios.

 

Para cuidar dos cabelos sujos, indisciplinados e desidratados graças a ação da poluição e dos danos autoinduzidos, o shampoo de Kerashape Repower contém um mix de tensoativos equilibrados, que limpam e purificam com eficácia o couro cabeludo e os fios, sem agredir. O produto também ameniza o frizz, fazendo um pré-condicionamento suave, sem pesar nos fios.

 

Com ação revitalizadora e de hidratação, o condicionador Kerashape Repower garante a penteabilidade dos fios graças ao poder da queratina modificada e da seda leve, que contribuem para o suporte estrutural e a elastina, que penetra profundamente na fibra para fortalecê-la desde seu interior, aumentando a resistência e elasticidade dos fios.

 

Para finalizar e manter os cabelos livres do frizz e da radiação solar, o Protective Blow Dry Spray, de Kerashape Color, é a melhor sugestão. O spray bifásico desembaraça e dá brilho instantaneamente, garantindo cabelos suaves como seda, protegidos do calor e dos raios UV.  O produto hidrata imediatamente, evitando a porosidade do fio e o frizz, protege contra os danos térmicos causados pela água quente, secador e chapinha e protege também da radiação solar diária em São Paulo