O verão está chegando e a proteção dos cabelos durante a estação é tão importante quanto a proteção da pele. “Que o sol em excesso faz mal a pele, já sabemos, mas o quanto faz mal aos cabelos, estamos quantificando agora e mesmo nas cidades que não têm praia é fundamental intensificar a proteção”, explica a consultora técnica da Goldwell, a engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza. Segundo ela, um trabalho realizado em conjunto entre as universidades Unesp/Araraquara e Universidade Federal de São Carlos mediu o dano causado aos cabelos pela radiação solar acumulada. “Os pesquisadores analisaram um aminoácido presente no fio de cabelo, bastante sensível à radiação ultravioleta, chamado triptofano, e descobriram que o excesso de luz solar promove a desidratação das fibras, a perda de coloração e à fragilização dos fios. Outro aspecto interessante é que os resultados deste trabalho científico sugerem que o excesso de radiação solar pode contribuir para a calvície”, destaca.

 

Sonia Corazza. foto divulgação

A consultora da Goldwell conta também que além dos danos causados aos cabelos por fatores ambientais, como a radiação UV, os danos induzidos por tração mecânica, térmica e química causam a desestruturação do fio. “A descoloração, por exemplo, não somente destrói os pigmentos capilares (melanina), mas também oxida os aminoácidos responsáveis pela resistência do fio de cabelo. Essa desvitalização auto-induzida fragiliza o complexo capilar, fazendo com que o cabelo chegue às beiras do verão sem nenhuma condição natural de defesa”, exemplifica Sonia Corazza. “Se nada for feito, a consequência será fatalmente o ressecamento, porosidade, queda pela quebra e acúmulo de destruição na estrutura vital do fio e do couro cabeludo”, diz.

 

Segundo ela, apesar deste cenário, é possível prevenir os danos da radiação solar antes mesmo do verão chegar. “Muitos shampoos e condicionadores prometem resolver o sério problema de restaurar a  estrutura original do cabelo. Existem fórmulas muito capazes de solucionar essa tragédia para a sua cabeleira”, garante a cosmetóloga. “Os princípios ativos presentes nas formulações capilares Kerashape Goldwell Reconstruct agem e realmente funcionam para reconstruir seu cabelo bem antes do verão”, exemplifica.

 

“A linha é baseada nos princípios de alta performance e vai cuidar do seu cabelo bem antes do verão chegar, para trazer saúde, vitalidade e beleza aos seus cabelos e couro cabeludo”, explica a cosmetóloga. Os produtos interagem ativamente com a estrutura dos fios, nutrindo e reconstruindo os cabelos danificados e estressados com ingredientes superiores.  Desenvolvida com a Tecnologia Keratransform (KT 3), que une o poder da Queratina, para o suporte estrutural dos fios, com o Hyaloveil™, que nutre e reconstrói os fios de dentro para fora, enquanto suaviza o exterior da fibra, deixando-a saudável e brilhante.

 

E para se proteger do sol durante a temporada, a especialista indica que a rehidratação constante dos cabelos. “As beiras de finalizar a segunda década do século XXI, quem dita o que deve ser adotado para se proteger do sol é a tecnologia de vanguarda. A exposição ao sol faz com que a transpiração se intensifique, dessa forma perdemos líquidos e desidratamos também os fios de cabelo”, explica. “A rehidratação constante do cabelo e couro cabeludo é muito importante. Kerashape Protective Color Blow Dry Spray é um finalizador multifuncional que proporciona tripla ação hidratante, graças a combinação exclusiva de Pró-vitamina B5, com Glicerina e PCA sódico, para atrair, restaurar e reter a umidade fundamental para o cabelo”, destaca.

 

O produto combina lipídios naturais vegetais vindos do Óleo natural Tamanu do Tahiti com um filtro solar consagrado para proteger a cor natural ou obtida artificialmente. “Kerashape Protective Color é o produto coringa para carregar durante todo o verão, da cidade para a praia ou piscina, pois além de hidratar e proteger do sol, também doa proteção térmica e secagem rápida dos cabelos”.