A Galeries Lafayette , a mais tradicional loja de departamentos da Europa celebra a energia criativa do continente-mãe por meio de artistas e a pop store Marché Noir .  A exposição que abre no dia 29 de março e vai até o dia 10 de junho, celebra a energia criativa de artistas e estilistas, levando para a mais tradicional loja de departamentos da Europa, até 10 de junho, obras de arte e uma coleção exclusiva para uma pop up multicultural. Até as vitrines do edifício do Boulevard Hausmann irão entrar no clima, com fotografias de Lakin Ogunbanwo.

 

Paralelamente, o interior da loja ganhará uma instalação de Joël Andrianomearisoa bem sob a cúpula neobizantina. Além disso, uma mostra idealizada por Marie-Ann Yemsi – “Le Jour qui Vient”- se propõe a promover o encontro de uma nova geração de artistas africanos e de suas diásporas, sendo que as obras de alguns desses convidados estarão expostas pela primeira vez na França.

 

Entre os nomes escolhidos nas áreas de pintura, fotografia, vídeo, design e escultura – todos eles cosmopolitas e engajados com suas causas sociais -, Igshaan Adams, Ruby Onyinyechi Amanze, Clay Apenouvon, Yesmine Ben Khelil, Julien Creuzet, Frances Goodman, Bronwyn Katz, Lebohang Kganye, Banele Khoza, Lawrence Lemaoana, Monica de Miranda, Turiya Magadlela, Mohau Modisakeng, Emeka Ogboh e Moffat Takadiwa. Sobre sua seleção curatorial, Marie-Ann diz: “Trata-se de uma viagem artística por meio de uma criação crítica, densa e promissora que convida a uma metamorfose do nosso olhar e de nossas percepções”.

 

Complementarmente, a Pop Store by Marché Noir será instalada no sexto andar da loja. Especialista em estilo de origem togolesa, Amah Ayivi apresentará seus tesouros vintages em moda, acessórios e decoração que tanto fascinam os visitantes dos mercados de Lomé (capital do Togo). Uma seleção de peças assinadas por jovens criadores africanos e garimpadas em diversos países completa esta coleção cheia de estilo que celebra a miscigenação.