A SEMrush, líder mundial em marketing digital, elaborou uma lista entre os estilos musicais mais populares atualmente no Brasil,  que revela o que muita gente já sabia: o funk ganha do sertanejo. Embora a conquista tenha sido apertada – funk com 47,5 milhões de consultas e sertanejo com 42,8 milhões, o sucesso de origem carioca, com expoentes como Anitta e Jojo Toddynho parece mesmo ter tomado o Brasil. A análise levou em conta as buscas em ferramentas de pesquisa, como Google e Bing, nos últimos 6 meses.

A pesquisa também revelou os artistas mais pesquisados dentro dos estilos: Anitta saiu na dianteira com 823 mil pesquisas. Apesar de não estar mais vinculada exclusivamente ao funk,. A dupla sertaneja Henrique & Juliano, de “Vidinha de Balada”, ficou na segunda posição com 673 mil pesquisas, empatada com o funkeiro MC Kevinho, nome em ascensão que tem transitado entre os gêneros musicais com diversas colaborações na manga, como “Ta Tum Tum” – em parceria com as irmãs sertanejas Simone & Simaria – e “Deixa Ela Beijar”, sucesso dividido com a dupla Matheus e Kauan.

E embora o funk esteja na frente, os brasileiros mostram grande preferência por artistas sertanejos na Internet. O terceiro e o quarto lugar foram dominados pelos mato-grossenses Luan Santana e Maiara & Maraísa com 560 mil e 555 mil buscas respectivamente. Em quinto lugar ficou o mineiro MC Lan, dono do hit “Rabetão”, com cerca de 550 mil buscas.