Será aberta hoje, quinta-feira, 20 de Outubro, no  Centro Georges Pompidou, em Paris,  Arte e Liberdade: Ruptura. Guerra e Surrealismo no Egito (1938 – 1948), a primeira exposição do Grupo Arte e Liberdade, um coletiva de escritores e artistas surrealistas que viviam e trabalhavam no Cairo. 

 

A exposição é Patrocinada pela Fundação Cultural Montblanc com o objetivo de trazer a público a contribuição para o Surrealismo, até agora desconhecida, do grupo Arte e Liberdade,  fundado em 1938 no Cairo, após a publicação do manifesto Viva a Arte Degenerada.

  Durante a II Guerra Mundial, o Surrealismo ganhou força através de  muitos artistas através do mundo como um movimento revolucionário inspirado na liberdade de ideologias políticas. Com sua nova definição de Surrealismo, o grupo Arte e Liberdade alcança uma nova linguagem contemporânea literária e pictórica com raízes nas preocupações artísticas e políticas locais, mas que refletem um desafio aos regimes autoritários, nacionalistas e colonizadores.