Frederico Nunes, de Brasília, é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil, como vencedor do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2018”, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira.

Segundo destaca Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, “queremos proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”. De 2012 para 2017, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil aumentaram 30%, passando de 2 para 4 milhões de litros.

Este ano, o júri composto por Francisco Mateus, presidente da Direção da CVR Alentejana, Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Guilherme Corrêa, o importante sommelier brasileiro, que agora trabalha em Portugal, teve a difícil tarefa de escolher o embaixador do Vinhos do Alentejo no Brasil. A final incluiu um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como trofeu um decanter de cristal gravado com o título  conquistado

Mais do que o prémio, os oito finalistas  tiveram a oportunidade de conhecer de perto tradição que está por traz da qualidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Os finalistas estiveram, durante a semana passada, no Alentejo onde trocaram experiências com os produtores e enólogos desta região.