A sociedade organizacional, mesmo com todo o seu esplendor tecnológico, nada significaria sem a valorização humana e sem que as lideranças se integrassem em pensamentos, vontades e estratégias comuns.
 
A negociação é um dos instrumentos vitais de gestão e integração, visto que harmoniza os relacionamentos pessoais e profissionais. Essa habilidade contribui para a construção do perfil do líder, que precisa formar e integrar equipes e desenvolver estratégias, o que implica conhecimento e metodologia para seu exercício eficaz.
 
O conflito, como fenômeno natural na dinâmica da relação humana, ao ser bem administrado, gera criatividade e enriquecimento cultural e profissional. Quando não negociado, porém, tende a tornar-se destrutivo.
 
  Em Negociação e Conflito, lançado pela Editora Saraiva,   Francisco Gomes de Matos traz estratégias e métodos de como administrar e negociar conflitos em seis passos dinâmicos e sistêmicos. Negociação é flexível, mas não se improvisa, visto que se trata de processo que estimula o pensar estratégico na estruturação do consenso, do acordo, do comprometimento e da sinergia na ação.
 
De maneira leve e objetiva, a obra oferece fundamentação conceitual e estratégias de negociação com um modelo focado, induzindo à reflexão com exercícios, casos, questionamentos e experiências que trazem a arte de negociar.