Com o objetivo de debater e discutir o papel da mulher no mercado de trabalho e, mais especificamente, no setor automotivo, a DPK, distribuidora de autopeças, pneus e acessórios para carros do Grupo DPaschoal, realizou na última semana seu 1º Fórum de Empoderamento Feminino. O encontro ocorreu em Campinas (São Paulo),  e contou com a presença de clientes varejistas, aplicadoras e especialistas da marca, além de convidadas especiais.

Cerca de 100 pessoas marcaram presença no Fórum, que foi aberto por uma palestra exclusiva da Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a conhecida personagem dos quadrinhos da “Turma da Mônica”. A empreendedora criou, recentemente, o projeto “Donas da Rua”, que apoia e dissemina o empoderamento feminino desde a infância, por meio das personagens da Turminha.

“Até certa idade, meninas e meninos se tratam da mesma forma. É depois que nós, influenciados pela sociedade, começamos a nos descriminar e criar estereótipos. Na Turma da Mônica, evitamos fazer isso. Todas as personagens femininas são fortes, se amam, aceitam e ajudam”, lembrou a empresária. Ainda no ano passado, a Mauricio de Sousa Produções assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.

Na sequencia da palestra, participaram da mesa redonda do Fórum Ana Durães, proprietária da Story Eletroeletrônicos, Miriam Botelho, a frente da Oficina Robson Botelho, Sandra Nali, diretora da Escola do Mecânico, Juliana Oliveira, Gerente Regional de Vendas da Continental, Isabela Paschoal, diretora da Fundação Educar e Daterra Café e Rita Monte, representando a organização Artemis, entidade de referência na implantação de políticas e serviços voltados para a melhoria da vida das mulheres.

Assuntos como o assédio e o machismo no ambiente automotivo renderam debates e trocas de experiência, bem como a desigualdade entre homens e mulheres, o machismo no mercado automotivo e as liberdades de escolha, individuais a cada um. Márcia Bonfim, gerente de marketing da DPK, considerou o encontro extremamente produtivo e pretende possibilitar novas edições em breve. “Estamos pensando, inclusive, em levar esse formato para outras filiais. Além disso, iremos montar um blog sobre os assuntos, que ficará dentro do nosso portal. O objetivo é aprofundar, cada vez mais, essa importante discussão.”