Para comemorar os seus 15 anos na Bahia e marcar o início da segunda turma do Programa de Educação para Jovens, a Ford promoveu um flashmob com o Olodum, na Praia do Forte. A empresa convidou a banda para dar ritmo à letra de Abre a Janela, música criada exclusivamente para a ocasião.

Um grupo de jovens aprendizes, que participou da primeira edição do Programa de Educação, deu as boas-vindas aos 100 novos alunos durante a ação. Flávia dos Santos, uma das jovens, liderou o coral de vozes, que se juntou à batucada do Olodum e emocionou a todos que estavam no local. Veja o vídeo.

O Programa Ford de Educação para Jovens foi lançado em 2015, com treinamento técnico e comportamental para 100 jovens de 17 a 21 anos. Destes, 26 também foram selecionados para atuar na empresa como jovens aprendizes. A ação é feita em parceria com o Governo da Bahia, Prefeitura de Camaçari, Sesi e Senai.

Primeira fábrica de carros do Nordeste brasileiro, a Ford se tornou um marco no desenvolvimento de Camaçari e da Bahia. Nesse período, produziu mais de 2,8 milhões de veículos, dos modelos EcoSport, Ka, Ka+, Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e Courier. O EcoSport, com 1.070.000 unidades produzidas, também é o produto mais exportado, tendo com principais mercados a Argentina e o México.

As ações sociais da Ford em Camaçari incluem um Centro de Educação Ambiental, que já recebeu mais de 3.700 alunos de 111 escolas públicas. Ele promove oficinas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, coleta seletiva, arte ambiental, reciclagem, horta, compostagem e minhocário, em parceria com o Sesi.

Outro projeto, em parceria com o Projeto Axé, é a doação de mochilas ecossustentáveis para alunos da rede pública de ensino de Camaçari, com kits de lápis, caderno e lápis de cera. Desde 2014, ele já distribuiu 30 mil mochilas confeccionadas com fardamento industrial reciclado em oficinas de corte e costura. O Programa de Educação para as Comunidades de Caboto e Madeira, em Candeias, promove cursos de formação profissional, além de aulas de dança e ginástica, acompanhamento nutricional e coleta seletiva para moradores locais.

Na área da saúde, o Ford Odontomóvel realiza consultas e procedimentos odontológicos gratuitos, além de orientação sobre saúde bucal. O consultório montado sobre uma van Ford já atendeu mais de 8.800 estudantes de 2 a 15 anos da rede pública de ensino de Camaçari.