A Ford participará da Campus Party Brasil (CPBr), o maior evento de tecnologia do Paísque será realizado na cidade de São Paulo de 31 de janeiro a 05 de fevereiro. Pelo quinto ano consecutivo, a marca será a única do setor automobilístico presente no evento, que comemora 10 anos em 2017.

A presença da Ford reforça o compromisso com a inovação e seu posicionamento como uma empresa automotiva e de soluções de mobilidade, movimento iniciado com o plano global Ford Smart Mobility. O objetivo  é avançar em conectividade, mobilidade, veículos autônomos experiência do consumidor e análise de dados.

A cada ano, a parceria entre Ford e CPBr proporciona novas e importantes conquistas. Em 2015, por exemplo, ao realizar o primeiro hackathon da indústria automotiva no País, a Ford incentivou a criação de aplicativos para a plataforma de conectividade SYNC AppLink. No total, o concurso contou com a inscrição de 50 pessoas e 30 projetos.

Em agosto de 2016, durante a Campus Party de Recife, foi realizado um novo hackthon desta vez, com o desafio de propor aplicativos com interface com o SYNC 3, nova versão do sistema de conectividade da Ford. Oito ideias foram apresentadas dentro dos temas: auxílio para condutores expostos a situações de risco; tecnologia de reconhecimento de locais com altos índices de roubo de veículos; controle para os pais quando os filhos dirigirem seus carros; checagem da caixa de e-mails no carro por comando de voz; apoio à manutenção veicular; localização de postos de combustíveis e streaming de áudio.

 

Participar dos principais eventos mundiais de tecnologia faz parte da estratégia da Ford. “Está em nosso DNA estar onde a inovação acontece. A primeira versão do SYNC foi anunciada há nove anos na CES de Las Vegas e desde então a marca esteve presente em diversas edições da Computex (Taiwan) e Mobile World Congress (Barcelona), entre outras”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Assim como em 2016, quando anunciamos grandes projetos como a parceria inédita com a Amazon que muda o conceito de mobilidade e casa conectada, vocês podem esperar anúncios igualmente surpreendentes no início de janeiro, durante a CES 2017.”

Na edição anterior da CES, a Ford também anunciou uma parceria com a DJI, que permite a comunicação entre veículos e drones pelas plataformas Ford SYNC AppLink ou OpenXC e dá ao Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas um sistema capaz de inspecionar zonas afetadas por emergências, como terremotos ou tsunamis. E, também no ano passado, mais um capítulo dessa história foi escrito com a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação da companhia em Palo Alto, no Vale do Silício, dedicado à pesquisa avançada de tecnologias automotivas. “Nada mais natural para a Ford do que participar daquele que é o principal evento de tecnologia do País, a Campus Party Brasil, trocando ideias e conhecimento com a comunidade de desenvolvedores. Esse ambiente é extremamente favorável para promover a inovação local e é onde queremos – e devemos – estar”, completa Golfarb.