Com a decisão das férias coletivas no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari (BA), anunciada aos colaborados na última terça-feira (19), o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH Bahia), Cezar Almeida, declarou que a desaceleração da economia tem feito com que as empresas ajustem o planejamento também para 2016, como ocorreu no ano anterior. Para ele, os números divulgados pelas organizações nacionais e internacionais têm sido preocupantes para o mercado de trabalho.

 

“Estas férias coletivas na fábrica da Ford em Camaçari é reflexo que a desaceleração econômica brasileira registrada em 2015 continua em 2016. Ainda ontem, o FMI previu uma queda para o PIB do Brasil de 3,5% neste ano. Estes números preocupam o mercado de trabalho, porque teremos, inevitavelmente, uma redução das vagas de emprego”, afirma.

 

Ainda de acordo com Almeida, os colaboradores e as empresas precisam ficar atentos a toda esta movimentação e que, apesar do cenário pessimista, seja mantido um excelente ambiente de trabalho, condição fundamental para o engajamento e o aumento de produtividade.

 

“As empresas precisarão de funcionários cada vez mais engajados e com mais produtividade para que consigam permanecer no mercado. Se, por um lado, teremos que reduzir as vagas, por outro, é preciso investir nos que permanecem trabalhando na companhia”, completa.

 

De acordo com o comunicado da Ford, as férias coletivas abrangerão os empregados operacionais e administrativos ligados diretamente à produção da fábrica de Camaçari, entre os dias 08 e 26 de fevereiro. O Complexo Industrial Ford Nordeste gera mais de 8 mil empregos diretos, além de 80 mil postos de trabalho indiretos.