No verão, o ar-condicionado é um dos equipamentos mais exigidos durante uma viagem de carro. Dentro da série com dicas sobre o uso do automóvel durante as férias, a Ford mostra dessa vez a forma mais proveitosa para melhorar a eficiência e prolongar a vida útil desse item, além de aumentar o conforto dos passageiros.

 

– Ao entrar em um carro com temperatura interna muito alta, abaixe completamente os vidros por alguns minutos, até que o ar quente saia. Depois disso, ligue o ar-condicionado no máximo para resfriar o veículo rapidamente.

 

– Se a temperatura internar cair mais do que o desejado, não desligue o ar. Primeiramente, ajuste a velocidade da ventilação ou, até mesmo, aumente em alguns graus a temperatura.  Isso ajuda a mantê-la constante, evitando o “liga-desliga” do aparelho.

 

– Se estiver muito frio na frente, mas não suficientemente atrás, posicione as saídas de ar para o teto ou para os lados. Assim, o ar circulará e resfriará a cabine de maneira uniforme. A Ford oferece, em algumas versões do Focus, Fusion, Ranger e Edge, ar-condicionado automático e digital que permite a regulagem individual de temperatura para motorista e passageiro da frente, aumentando ainda mais o conforto dentro da cabine.

 

– Estacione na sombra sempre que possível ou use uma superfície refletora sobre o painel ou no para-brisa, evitando que parte do interior do veículo fique exposta diretamente ao sol. Isso faz com que a temperatura interna fique um pouco mais amena e que o resfriamento da cabine seja alcançado mais rapidamente, consumindo menos combustível.

 

– Em cidades com climas muito quentes, a escolha de cores mais claras, tanto as externas quanto as de acabamento, ajudam a reduzir, especialmente nos veículos estacionados sob o sol, o calor no interior do automóvel.

 

– Se não estiver tão quente, desligue o ar-condicionado e abaixe as janelas ou use apenas a ventilação, evitando a utilização sem necessidade do equipamento.

 

– Siga o cronograma de manutenção periódica do seu carro para trocar o filtro de ar da cabine. Não basta removê-lo, é necessário, de tempos em tempos, substituí-lo.

 

– Se o interior do veículo deixar de alcançar a temperatura desejada normalmente ou se o resfriamento estiver inconsistente, é recomendada verificação técnica em um Distribuidor Ford para uma reparação adequada, com peças e acessórios originais, se for o caso.

 

– Após anos de funcionamento, é possível que algum fluido refrigerante vaze do ar-condicionado e impeça o correto funcionamento do sistema. O fluido, então, deve ser reposto em um distribuidor autorizado.