O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, considerada a melhor plataforma de negócios turísticos da América do Sul;realizada pelo Departamento Comercial da Rossi & Zorzanello,  que está em sua 29ª edição  e acontece  de 9 a 12 de novembro, na Serra Gaúcha, abriu as inscrições Podem se inscrever representantes do trade, agentes de viagem e estudantes. Em duas semanas são mais de 500 inscritos, segundo levantamento prévio da a organização do evento.


Os interessados podem fazer sua inscrição no site www.festurisgramado.com, aba Participante, na sessão Credenciamento. Até o dia 30 de junho as inscrições são gratuitas para agentes de viagens.

Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil,  o evento,  se caracteriza por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.


Dentro do Serra Park, a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).  Na última edição, em 2016, foram mais de
R$ 253 milhões de impacto econômico, durante os três dias de feira. O apontamento foi feito em pesquisa realizada pelo curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

 

Alguns dados relevantes da pesquisa, realizada em 2016, apontam que circularam pelos 22 mil metros quadrados 8.031 profissionais compradores, o que revela o perfil altamente profissional dos visitantes. “Nesses mais de 8 mil compradores, não estão contabilizados expositores, convidados e imprensa”, explicou Marcus Vinícius Rossi.

Segundo o levantamento, 17% dos participantes foram profissionais de operadoras ou agências de viagens; 46% funcionários ou empresários de empresas que têm o Turismo como atividade principal e 64% profissionais com o poder de tomar decisões e efetivar negócios. Também foi divulgado o número de agendamento de reuniões de negócios entre compradores e expositores. Neste ano foram 1.350 agendamentos.

Para o presidente da CNC, Alexandre Sampaio, “o Festuris não só impacta o turismo na Região Sul, mas também é um consolidador de projetos, vendas e comercialização de pré-temporada para todo o Brasil.

Para novembro, uma das novidades é o aumento do Espaço Luxury que passa a ter 300 metros e 20 expositores do segmento luxo, do Brasil e do exterior. 

Confira alguns expositores já confirmados em 2017:

South African; Las Vegas;Turks & Caicos; Avianca; Ministério do Turismo; Costão do Santinho; México;  República Dominicana; Enotel; Gramado/RS;  Canela/RS;  Nova Petrópolis/RS; Termas de Jurema; Hotel Continental; FRT Operadora;  Connect Tur; Celebration Tours; GalápagosTour; Rota Sul; Localiza Rent a Car;  ; UneJovem; Unidas; Expedia TAAP; Flytour
Ugart; United; Giordani; Prime Consolidadora;
  Emirates; Viagens AS; Travelport; MGM Operadora; Hotéis Panamby; Movida Rent a Car; Best Western; Tia Iara; Meméia Representações; Estado do Rio Grande do Sul; Hotel Unique e  Ilhas Seychelles