Até amanhã, dia  30 de junho, o 12º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), está sendo  palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo com a participação de representantes dos nove países pertencentes ao grupo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

As pautas do encontro estão  divididas em dois momentos: a V Reunião dos Pontos Focais de Turismo da CPLP e a IX Reunião de Ministros de Turismo da CPLP. Durante os trabalhos, o Brasil deve assumir a presidência pro tempore do grupo de trabalho, que até então era liderado por Timor Leste, a com apresentação do Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP formulado pelo País. Os desafios da implementação da Agenda 2030 nos países da CPLP também fará parte das discussões.

Além da agenda de trabalho, as autoridades participaram da abertura do Festival  e conheceram diversos atrativos da região, como as Cataratas do Iguaçu – consideradas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza – e a Itaipu Binacional – usina hidrelétrica que vem batendo sucessivos recordes mundiais na produção de energia.

Segundo  organizador do Festival, Paulo Angeli, ao sediar um encontro dessa magnitude Foz do Iguaçu reforça a sua importante vocação turística, tanto na área de hospedagem como na promoção de eventos. “A cidade já estava preparada para atender profissionais e empresas do setor. Por isso era pertinente que este evento visse para cá”, ressalta.

Mais de 7, 5 mil pessoas são esperadas para o 12º Festival das Cataratas, número recorde em toda a sua trajetória. A programação conta com uma série de eventos complementares, como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, principal evento-técnico científico do turismo nacional, e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação na busca por soluções para o mercado do turismo.