O Festival Cinegastroarte Comgás 2018,  acontece de 26 a 30 de setembro, no Shopping Cidade Jardim, na zona sul da capital paulista. O projeto quer oferecer um passeio pela gastronomia do mundo em uma mistura de cinema, experiências e arte.A  patrocinadora máster é a  Comgás ,  e a idealização e organização do projeto  é da  NTICS Projetos.Após São Paulo, o festival seguirá para Campinas e Alphaville em outubro e dezembro.

 

A nova identidade visual do Cinegastroarte é assinada por Marcelo Lamarca. Todo material foi construído e fundamentado em uma relação orgânica e fluida de sentidos, conectando a gastronomia, o cinema e a arte, a partir da ideia de sincronicidade artística, propósito fundamental do Festival Cinegastroarte 2018. “O conceito de ação, representado em grande escala nas telas cinematográficas, se encontra caracterizado pelo movimento suave das pinceladas multicoloridas, características do meu trabalho, juntamente à precisão e dinamismo do uso de utensílios pontiagudos e cortantes pelos renomados chefs da culinária mundial.” explica Lamarca.

 

Chef Victor Dimitrow. foto divulgação

Este ano, além dos jantares no cinema, nomeados de Sensações Emocionantes, o evento traz também a área do Encontre o Sabor, onde o público interage com nomes do universo gastronômico. No dia 25 de setembro, abertura oficial do evento, haverá uma sessão especial somente para convidados, com a exibição do filme Sem Reservas, participação exclusiva do restaurante Petí, e do Chef Victor Dimitrow.

 

Entre os participantes do Sensações Emocionantes estão os restaurantes Evvai, Eataly, Sal Gastronomia, Così, Aragon, Bráz Trattoria, Jamie’s Italian e 1101 Bar que proporcionarão experiências exclusivas gastronômicas durante a exibição de filmes como Sob o Sol da Toscana”, “Pegando Fogo”, “Comer, Rezar, Amar”, “Sem Reservas” e “Chef”. A criançada também aproveita o Festival com sessões destinadas a elas, como por exemplo o B.G.B. Burger, que apresentará a sessão Tá chovendo hambúrguer 2”, e a Lanchonete da Cidade, que promoverá a sessão “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

 

 

 

Na área Encontre o Sabor, o público pode aproveitar uma série de talks divididos em temas como Criatividade, Inovação e Sustentabilidade.  Entre os destaques estão o Experiências Gastronômicas” com Luiz Américo Camargo (escritor e crítico gastronômico), chef Raphael Despirite (Marcel e Fechado para Jantar) e Marcelo Lamarca (29/09); a aula show para crianças com o vencedor do Masterchef Júnior Lorenzo Ravioli (30/09) e uma conversa com a equipe da Academia Bocuse d’Or Brasil, que participará da final do Bocuse d’Or, uma das mais importantes competições de chefs de cozinha do mundo (30/09).

   

Além dessa rica programação, o festival está apoiando a equipe da Academia Bocuse d’Or Brasil. “Esse lindo trabalho está crescendo a cada ano e vem de encontro com a proposta do festival de incentivar cada vez mais a gastronomia e a arte” explica Ana Carolina Xavier, diretora do NTICS Projetos. Para isso, metade da renda dos ingressos de uma das sessões do dia 30 de setembro, que tem como participante o chef Luiz Felipe Souza – competidor da final do Bocuse d’Or – será revertida para o projeto.

 

 

As inscrições são gratuitas para o Encontre o Sabor, e já estão abertas. E para garantir os melhores lugares do Sensações Emocionantes, a compra dos ingressos também já podem ser feitas pelo site do festival: www.cinegastroarte.com.br.