A Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2015, que acontece de hoje, 27 de maio a 14 de junho, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas (RS), lançou o Projeto Fenadoce Digital, uma nova etapa que entra no mundo digital com games, aplicativo, ações de realidade aumentada, além do Museu do Videogame, atração inédita no Rio Grande do Sul

Este ano, a feira poderá ser acessada não apenas fisicamente pelos quase 300 mil visitantes que passam anualmente pelos pavilhões, mas também por meio da tecnologia, com o lançamento de um aplicativo e dois games.

O Fenadoce App vai trazer toda a programação do evento; além disso, dois jogos para smartphones e tablets estão sendo lançados, o Quindim Crush e o Na Trilha do Doce, ambos usando a temática da feira. Nos pavilhões do evento o público poderá interagir com a realidade aumentada e tirar fotos com a formiguinha e outros personagens.

Conheça as novidades digitais da feira:disponíveis para Android e IOS

 

O Quindim Crush é um game lúdico e casual ilustrando os principais Doces Tradicionais de Pelotas e promovendo uma viagem pelos pontos turísticos da cidade. O game utiliza como base a mecânica que tornou Candy Crush um sucesso.  O Fenadoce App é um aplicativo como guia de bolso da feira, aproximando e informando os visitantes. Está segmentado em cinco áreas compreendendo a programação cultural completa com horários, datas e locais; o mapa da feira com os principais setores e expositores; informações sobre os tradicionais doces, horários de funcionamento e ingressos; localizador de automóveis no estacionamento e um sistema de mensagens para visitantes. O Na Trilha do Doce é game lúdico de aventura focada no mascote da feira, a formiguinha, que deve coletar o maior número de doces para levar ao seu formigueiro. O game utiliza como base a mecânica tradicional do snake que recebeu uma nova proposta.

 

Museu do Videogame Itinerante

 

O primeiro museu do gênero do Brasil, reconhecido pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Será a oportunidade de o público conhecer e interagir com 42 anos de evolução dos consoles de videogames e jogar os maiores clássicos do entretenimento digital das décadas de 70, 80, 90 e 2000.  Durante 19 dias, os visitantes poderão conhecer ou reencontrar os consoles que marcaram todas as gerações e participar de disputas de River Raid, Enduro, Pac-Man, Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic, Alex Kid, Top Gear, Street Fighter, Mortal Kombat, entre muitos outros. Além disso, também será possível jogar videogames que fizeram história como o Telejogo Philco-Ford (1977), Atari 2600 (1976), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990), Nintendo 64 (1996), Game Cube (2001), Sega Dreamcast (1998), Xbox (2001), Playstation 1 (1994), entre outros. Os consoles modernos, como Wii U, Xbox One e PlayStation 4 também estarão presentes. Os visitantes da 23ª Fenadoce encontrarão mais de 200 consoles de todas as gerações das últimas quatro décadas. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (“portátil” de mesa com tecnologia 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que trazia monitor embutido); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

 Além do Museu, os visitantes poderão também interagir com atrações como

   Palco Just Dance, desenvolvido pela Ubisoft, que consiste em jogadores fazem os movimentos indicados pelo dançarino na tela para ganhar pontos.

Durante a feira, os participantes poderão jogar em um palco com sistema de som e luz para aumentar a realidade e diversão do jogo e ainda os espectadores poderão assistir a performance através de um telão instalado no palco.

   Cosplay, atividade lúdica praticada por jovens, consiste em fantasiar-se de algum personagem como, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais. Os participantes dessa atividade chamam-se cosplayers e a Fenadoce estará promovendo concurso e apresentações durante a Feira.

    Torneios PC Gamers – Torneios de jogos online como Dota 2 e League of Legends, que acontecerá em uma ilha exclusiva contendo 10 computadores específicos para jogadores e uma Internet de alta qualidade fornecida pela NET. Para os visitantes será instalado um telão para acompanhar as estratégias e confrontos travados durante a competição.