A participação de 29 marcas nacionais na feira calçadista FN Platform, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos, deve gerar US$ 10,8 milhões para os brasileiros.

A mostra norte-americana, que contou com cerca de 1,6 mil marcas de 20 países, teve a participação verde-amarela viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto Export Thinking.

Conforme relatório da Abicalçados, in loco, foram 630 contatos, mais da metade deles com novos compradores de 40 países. “Os negócios imediatos ficaram na ordem de US$ 1,3 milhão, porém a expectativa com os negócios alinhavados durante o evento ficou em US$ 10,8 milhões, resultado expressivo e que demonstra a consolidação das marcas no mercado estadunidense”, avalia a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel. Segundo ela, a avaliação das marcas foi satisfatória, principalmente para as empresas que já trabalham com a plataforma comercial. “A feira vem crescendo gradativamente e cada vez mais trazendo tanto expositores quanto compradores internacionais. É uma feira importante para consolidar a marca nos Estados Unidos e se posicionar no mercado”, explica a analista.

 Conforme estratégia de inserção com qualificação nos mercados-alvo, o Brazilian Footwear promoveu um seminário preparatório para as marcas participantes um dia antes do início da feira. No encontro, a executiva da Pan Communications, Lauren Kaufman, realizou uma apresentação sobre o relacionamento mais adequado com os formadores de opinião estadunidenses com o objetivo de promoção das marcas. A segunda apresentação ficou a cargo do gerente de operações da Apex-Brasil em Miami, Fernando Spohr, que focou nos serviços que a agência proporciona nos Estados Unidos.

Apresentaram suas coleções de primavera-verão 2016, as marcas Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Sapatoterapia, Amazonas Sandals, Stéphanie Classic, Carrano, Ferracini, Dumond, Lilly’s Closet, Capodarte, Pimpolho, West Coast, Cravo & Canela, Malu Super Comfort, Território Nacional, Raphaella Booz, Steps on Green, Sollu, Usaflex, Pegada, Suzana Santos e Renata Mello