De amanhã, dia 3 a 5 de junho, no Expo Center Norte, Abdala Jamil Abdala: presidente da Francal, ao lado de Caetano Bianco Neto, presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Heitor Klein: presidente-executivo da Abicalçados , Haroldo Ferreira, diretor-executivo e futuro presidente-executivo da Abicalçados, e Marcone Tavares,  presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), abrem esta edição 2019  da Feira da Moda em Calçados, que vai apresentar as novidades que vão dominar as vitrines e os pés na temporada mais quente do ano, a Primavera Verão.

O evento vai movimentar os negócios da indústria e varejo com lançamentos de 350 expositores e espera a visita de milhares de visitantes de todo o Brasil, além de 1.000 importadores de 70 países.A grande novidade desta edição, o espaço 100% Varejo mostra os novos caminhos do varejo, apresenta soluções práticas e de fácil aplicação, conecta lojistas a novos fornecedores e oferece conhecimento e conteúdo de alta qualidade por meios de painéis, palestras e talks shows

Reconhecida como o principal evento do setor para as exportações, nesta edição a Francal desenvolveu seu “Programa Importador” em parceria com a Abicalçados. A nova metodologia assegura a qualidade dos 39 importadores convidados, analisados pelo potencial de compra e quantidade de lojas, para favorecer negócios mais consistentes e sustentáveis entre os expositores e o mercado externo. Estes convidados representam 16 países de interesse comercial da indústria calçadista nacional: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Índia, Martinica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Qatar, Rússia e Uruguai. São esperados, no total, a visitação de cerca de 1.000 importadores de cerca de 70 países, que vêm à feira espontaneamente para fazer negócios e estreitar parcerias comerciais com a indústria brasileira.

 

 

Dia 3, às 10h30 – A Arena Verão abre com  a presença de:Dudú Bertholini: estilista, stlylist e coordenador criativo da graduação de Moda do Istituto Europeo di Design (IED Brasil),Daniel Lima: diretor do conselho consultivo da Francal Feiras, especialista em inteligência de mercado e design. Luiza Barcelos: diretora criativa da Luiza Barcelos. Cintia Lie Matuzawa. diretora da Invarejo Company e coordenadora dos cursos de visual merchandising do IED Brasil,Bruno Pompeo: sócio-fundador da Casa Semio e especialista em tendências de comportamento e consumo e Fernando Souza especialista em marketing digital do IED Brasil com Mediação de  Meline Moumdjian: diretora da Moumhouse Creative Design Studio e coordenadora dos cursos de calçados e bolsas do Istituto Europeo di Design (IED).

Dia 04 de junho, 9h, a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) promove na Administração da Francal, no Expo Center Norte, debate sobre as reformas da previdência e tributária. O evento é aberto a lojistas de todo o país e visa definir propostas do setor varejista a serem apresentadas ao Congresso Nacional.

A reforma da previdência é considerada essencial pelo varejo para o ajuste das contas públicas, a retomada do crescimento da economia e a volta dos investimentos em serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura. Na avaliação do setor, a expansão da atividade econômica permitirá a geração de empregos e a volta da confiança do consumidor, condições essenciais ao aumento do consumo de calçados e outros produtos.

Já a reforma tributária também está no centro das atenções dos dirigentes lojistas pelo impacto econômico que pode ter sobre as atividades do comércio. A alta carga tributária e os atuais enquadramentos fiscais das empresas impõem dificuldades e impactam os resultados das lojas, num cenário de baixas vendas causadas pela econômica do país.

“Precisamos nos posicionar enfaticamente diante dos projetos em debate para que nossas demandas sejam contempladas e o varejo possa iniciar um novo ciclo de crescimento”, afirma Marcone Tavares, que vai coordenar o debate no segundo dia da Francal 2019.