A Feincartes, Feira Internacional de Artesanato e Decoração, volta ao Ceará repleta de novidades. Nesta temporada de férias, que segue até o dia 31 de julho, no Shopping RioMar Fortaleza, a feira traz peças de 7 países e 6 estados brasileiros. Esta é a quinta vez que a Feincartes é apresentada no Estado, reunindo itens de decoração, moda e gastronomia e promovendo uma verdadeira volta ao mundo.

 

Para quem deseja conhecer mais sobre outros países e adquirir produtos únicos, a Feincartes traz stands de locais como Peru, Equador, Irã, Turquia, Senegal, Indonésia e Venezuela. A cultura brasileira também tem espaço no local: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão entre os estados participantes.

 

A feira possui entrada gratuita, com um ambiente desenvolvido para trazer uma verdadeira experiência cultural ao visitante. “Viajamos o Brasil levando peças genuínas do artesanato mundial e local, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio cultural. O mais gratificante é ver diferentes locais do mundo sendo representados por produtos e peças típicas, feitas por artesãos e produtores nativos” explica Maria Mathias, diretora da exposição.

 


Além dos produtos artesanais, os visitantes poderão conferir uma novidade: mini books com mais de 300 títulos, editados em diversos idiomas. Os produtos são disponibilizados em cinco tamanhos e possuem conteúdo integral, elaborados com uma montagem 100% artesanal. Também é possível adquirir mini expositores, desenvolvidos em madeira maciça, ideal para colecionadores e amantes de relíquias. Entre as opções: histórias infantis, clássicos da literatura, salmos, dicionários e astrologia. 

 

Destaque também para os tapetes persas feito à mão no stand do Irã e as taças folheadas a ouro da Turquia.

 

Um dos diferenciais da Feincartes é que a feira possui produtos acessíveis, sendo possível encontrar peças em uma ampla variedade de preços. A feira também foca na participação de artesãos nativos dos países correspondentes, que encontram no local uma oportunidade de levar o seu trabalho para o mundo. De acordo com Maria Mathias, cerca de 100 mil pessoas devem interagir com os expositores da feira até o final da exposição.