Questões da maior importância para a saúde e a sexualidade da mulher brasileira serão o foco de pesquisa inédita a ser apresentada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), na terça-feira,  dia 12 de fevereiro,  em São Paulo.


O estudo, realizado pelo Datafolha, tem como base 1.089 entrevistas de todo País, distribuídas em 129 municípios de forma a representar as diversas regiões geográficas.
Foram ouvidas mulheres de 16 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas. A pesquisa  mostrará onde e como elas se consultam (SUS ou particular), qual a frequência de visita a um especialista, quantos milhões de brasileiras não costumam ir ou jamais foram a um ginecologista e obstetra.

Durante a coletiva, serão anunciadas informações jamais investigadas sobre acesso/ disponibilidade de tocoginecologistas em todo o Brasil e ainda sobre a relação das pacientes com seus ginecologistas e obstetras durante as distintas fases da vida, da adolescência à menopausa.Os complicadores para a população mais vulnerável socialmente também serão destacados, assim como os surpreendentes motivos que levam uma mulher pela primeira vez ao consultório de um GO.

 Todos os dados coletados pelo Datafolha terão a interpretação da diretoria da entidade sob o ponto de vista da saúde pública feminina