Considerado o pioneiro  na cultura do café gourmet no Brasil,  o empresário  e engenheiro de formação Artur Moscofian , é um apaixonado pelo que faz. O ditado  popular que diz que quem engorda o gado é o olho do dono,  serve como uma luva,  porque  na fazenda de Café Santa Monica,  que ele administra com a família,  e nas outras  quatro, que tem sócios,  todas na  região de Machado, no sul de Minas Gerais, possuem o  terroir propício para o  cultivo de cafés especiais,   por conta do clima e da atitude, de 1100 metros. Lá tudo é perfeito:  desde do  processo de produção do grão, ao plantio e envasamento, literalmente,  tudo é fiscalizado olho a olho, daí o sucesso  final que  produz  uma  bebida  de aroma intenso, açúcares e óleos essenciais . 

foto Tânia Müller

 

Em um mercado que cresce  20% ao ano, a empresa  produz cerca de 8 mil sacas de café verde por ano, onde 70 % da produção do café é torrado e fica no Brasil  e só 30%   é exportado, sendo  torrefadas aproximadamente 30 toneladas de grãos por mês. No ano  passado,   Artur investiu R$ 1,2 milhão em equipamentos a laser para a separação dos grãos. O  solo onde são plantadas as variedades: mundo novo, catuaí amarelo e vermelho, é analisado constantemente. Os pés são plantados no sistema semiadensado, com uma distância de 70 centímetros entre eles e espaçamento de 3,8 metros entre as ruas “  Numa fazenda de café adubam e pulverizam  três vezes ao ano.  Na Fazenda Santa Monica,  uma  vez ao ano, temos  a fertilização. A cada 15 dias  jogamos  adubo nos pés, o organomineral. Neste ano de 2018, estamos  mudando. Vamos jogar duas vezes: em setembro e  em dezembro., Tudo por causa da alta produtividade em 2019 . A árvore vai ter que comer muito, é preciso deixar a disponibilidade de adubo. No ano passado, para nós  houve sobra de adubo . O  motivo é que todos fazem uma análise folear e uma  de solo. Nós fazemos  duas de solo e três folear. Com  isto  não estragamos o lençol freático,   nem  a terra,  jogando muito adubo. O importante é dar para a planta o que ela necessita. A análise  folear, é como se fosse um exame de sangue, assim detectamos  o que realmente está faltando na árvore. No Brasil hoje, tem três tipos de fazenda: a tradicional, a  orgânica, que utilizam excrementos do gado,  porco  e galinha,  junto com micro ingredientes  e para aproveitar o potássio jogam ácido.  Aí nós entramos, não fazemos  isto. Preciso deixar básico, com o  PH superior a 07.  Faço um produto orgânico mineral,  com a casca  do café, a borra do café dos meus clientes e misturo o potássio brasileiro  o fósforo  também brasileiro, sem ácido.   Aí coloco  uma bactéria que em 20 dias  vira um adubo  natural, transformando  o carbono em nitrogênio  ou seja, ela  faz  a troca carbônica  e sintetiza” explicou o empresário.

 

foto Tânia Müller

Utilizando este organo mineral  as árvores produzem bem por três anos, dando três colheitas,  após isto  deixam  a terra descansar com a  safra zero, técnica de poda da ponteira e das laterais dos cafezais após a colheita do ano da safra alta .Além disto usam a fertirrigação, ou gotejamento, que  garante água e nutrientes a todos os cafeeiros das fazendas, daí o motivo de seus cafés atingirem em média 82 pontos,   classificação de um   café  superior, cuja nota inicia com 6,0 pontos. 

   A empresa  que  também  disponibiliza acessórios, cursos e treinamentos com baristas,  acabou de participar, pela primeira vez da Apas Show  2018, apresentando seus  lançamentos para o varejo, como o  Drip Coffee,  um café de bolso, onde o consumidor pode levar sua dose de café para onde quiser. Com um detalhe: por ser embalado individualmente, O kit é composto por um sachê de café em pó com hastes flexíveis que se encaixam nas bordas de copos ou xícaras para permitir que a pessoa prepare um café coado na hora.

  Apresentou também a  linha de cápsulas compatível com a cafeteira da Nespresso,  que é composta por quatro sabores: Gourmet, Orgânico e, as novas opções, Intenso e Descafeinado. Com conteúdo de 50g, são embaladas em caixas com 10 unidades, além das  monodoses de sachês de chocolate, cappuccino e chai e agora participará da próxima Fispal 2018,que acontece de12 a 15 de junho no Expo Center Norte em São Paulo.