Depois  de mostrar paisagens brasileiras com imagens aéreas, e também as diferentes etnias indígenas presentes em todo o país, a 3ª edição da Gol Mostra Brasil, traz pelas lentes do fotógrafo Adriano Gambarini,  um total de 140 fotos da fauna nativa, abrangendo 107 diferentes espécies. Todos os registros fazem parte desta iniciativa inédita criada pela companhia, de exposição a bordo, que pode ser apreciada por todos os clientes durante as suas viagens.

“Queremos reforçar os lados positivos do nosso país. Com o Gol Mostra Brasil, usamos de forma inteligente os nossos aviões para aproximar ainda mais as pessoas da nossa cultura, desse rico ecossistema, e ainda propor importantes reflexões e conversas acerca dos temas escolhidos”, explica Maurício Parise, diretor de marketing da GOL.

Os registros desta terceira edição foram coletados entre os anos 2000 e 2018, e trazem tanto animais já conhecidos como o lobo-guará, a onça-pintada e a ararinha azul, quanto espécies recentemente descobertas, como o macaco amazônico “zogue-zogue-rabo-de-fogo”, fotografado com exclusividade por Gambarini. Além disso, foram selecionadas fotos de alguns animais em extinção, como o raro “pato mergulhão”, que está entre as aves mais ameaçadas do mundo.

“Algumas dessas imagens estão sendo mostradas ao público pela primeira vez, graças à iniciativa da GOL. É de extrema importância que essas descobertas não se limitem ao público científico e que a população brasileira conheça um pouco melhor as espécies que vivem no nosso país”, diz o fotógrafo.

Para realizar este projeto e levar a arte a outros espaços, a companhia conta com a curadoria do Arte que Acontece , plataforma que hoje conecta a empresa ao universo da Arte Contemporânea. O trabalho consiste tanto na seleção dos artistas que têm o perfil, como na definição dos temas e imagens, além de fazer todo o acompanhamento para garantir a qualidade e aderência para a proposta e exposição ao público.

A partir de hoje, e até agosto, cada uma das 120 aeronaves terá uma fotografia específica desse acervo selecionado. E, para levar a arte a outros espaços da companhia, algumas imagens também estão em exposição nas salas VIPs GOL Premium Lounge, em Guarulhos e no Galeão (disponível nos terminais domésticos e internacionais). Em tempo real, é possível ainda acompanhar todos os voos e obras, enquanto o avião está no ar, por meio da galeria virtual do site www.golmostrabrasil.com.br.