Amanhâ, quarta-feira, 21 de setembro, a Família Schurmann  comemora 2 anos de Expedição Oriente fazendo o que mais gosta: navegando. De Itajaí, no Brasil, à ilha Reunião, a leste de Madagáscar, já se somam 730 dias vivendo a bordo do veleiro Kat. Para o capitão, o momento mais marcante, até agora, foi a chegada em Xangai, na China, entrando no maior porto do mundo, onde passam mais de 1 mil embarcações todos os dias. “Histórico! O veleiro Kat foi o primeiro veleiro brasileiro a aportar na China”, comemora.

 

 Família Schurmann   foto divulgação

Família Schurmann foto divulgação

Mas a Expedição Oriente já exigiu muita calma e habilidade da tripulação. “Logo no início, com ventos de 80 Km/h, tivemos que entrar no porto de Imbituba, em Santa Catarina, devido à pane no sistema hidráulico. Ficamos sem leme para governar a embarcação. Isso ocorreu à noite e improvisamos um leme de emergência com molinetes para dar direção ao veleiro”, lembra o capitão. E completa: “a chegada no porto foi tensa pela presença de vários barcos de pesca ancorados, exigindo que a gente desviasse deles com aquele leme improvisado para evitar um choque nas embarcações”.

 

Ainda na América do Sul, durante a volta da Antártica, a 80 milhas do Cabo Horn, outro momento tenso: ventos de 120 Km/h e ondas de 6 a 8 metros de altura que, por duas vezes, cobriram completamente o veleiro Kat. Superados os maiores desafios, a Família Schurmann segue a bordo, prestes a passar pela costa sudeste da África. “Daqui a alguns dias, partiremos para uma aventura na segunda maior reserva de animais selvagens, Hulwehluwe-Umfolozi, onde os animais vivem livres no seu hábitat”, revela Vilfredo.

 

Depois, a tripulação da Expedição Oriente segue para o sul do continente, rumo a Cidade do Cabo. Essa parte do roteiro demanda extrema atenção de todos. “Cruzaremos o Cabo das Tormentas. Esse trecho é perigoso pelas grandes ondas que podem atingir 25 metros de altura devido a corrente de Moçambique”, explica.  De lá, a Família Schurmann atravessa o Oceano Atlântico, dando início ao retorno para casa. “Estamos muito ansiosos de chegar ao Brasil, depois de tanto tempo longe da nossa terra”, diz o capitão. Vale lembrar que a Expedição Oriente, atual aventura da Família Schurmann, conta com o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solví.