Com cerca de 60 mil garrafas abertas e
degustadas por mais de 10 mil pessoas,  a Expo Vinis Brasil se destacou
pelas novidades em tintos, brancos e rosés, e também pelas mudanças em alguns
aspectos do evento, que anuncia a data de sua 19ª edição: de 22
a 24 de abril de 2015
, no Expo Center Norte.

O ano de 2014 reforça o perfil internacional do ExpoVinis, já que foi a
primeira edição realizada pela joint venture formada pela BTS Informa
e pelo grupo francês Comexposium, a SIAL Brasil Feiras Profissionais, que
adquiriu a feira em 2013. Segundo Ana Ishida, Show
Manager da feira, as mudanças implementadas impactaram positivamente.

“O retorno que recebemos dos expositores, profissionais e consumidores
reafirma a eficácia das ações que  implementamos de acordo com a demanda
das empresas e dos visitantes. A vinda de importantes compradores
 da América Latina
para as Rodadas de Negócios e o transfer
gratuito
foram alguns dos aspectos muito bem  avaliados por todos
que estiveram no evento, mas a notável qualificação do
público
certamente foi ponto mais  relevante.”

 Para atrair um público ainda mais qualificado, foi utilizado o banco
de dados da Fispal Food Service, outro grande  evento realizado pelo
grupo, com mais de 150 mil nomes do canal que integra restaurantes, bares,
pizzarias e  hotéis. O público de mais de 10 mil pessoas foi altamente
selecionado, de acordo com a solicitação dos expositores – parte da estratégia
da BTS.

“Tivemos uma parcela significativa de profissionais da área de hotelaria e
restaurantes, que representaram 18,8% do público, e importadores e
distribuidores, que somaram 17,4%, além de 13,4% de distribuidores e
atacadistas”, resume Ana Ishida. O setor varejista representou 10,3% do público
do ExpoVinis, seguido por supermercados/hipermercados (7,6%), especialistas
(7,3%), produtores de vinho (3,7%) e bares e padarias (3,3%).

Segundo depoimentos reunidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho,
esta foi a melhor edição, com perspectivas de ampliar mercados, reforçar a
imagem e estreitar relacionamento. Para os expositores, este ano houve um
público bastante focado em lançamentos, o que dá ótimas possibilidades de
concretizar um bom volume de negócios após a feira.

“A maioria das vinícolas que vieram ao Brasil fecharam acordos comerciais ou
regressaram com muitas perspectivas de negócios”, afirmou Álvaro Arriagada  , gerente de área Brasil e Europa da Wines of Chile.

“A organização foi excelente, o que tornou a visitação ainda melhor.
Esperamos bons resultados futuros”, finalizou Germán Garfinkel, da importadora Bodegas
Selecionadores de Vinhos
.

Além do traslado gratuito da estação de
metrô Portuguesa-Tietê
ao Expo Center Norte, e do
local do pavilhão até a estação, este ano o ExpoVinis Brasil e o aplicativo
99Táxis
trabalharam em parceira para atender os visitantes com mais
rapidez e segurança. Também importante foi a parceria com a Abividro
(Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), que
recolheu e vai reciclar as 60 mil garrafas descartadas durante
o ExpoVinis

As Rodadas de Negócios, uma das atividades mais importantes do ExpoVinis
Brasil, foram ampliadas em 2014 e este ano o evento recebeu compradores de
países como Argentina, México, Paraguai,
Peru e Estados Unidos. Mais de 200
reuniões
foram promovidas e a expectativa é que R$ 26 milhões
sejam gerados nos próximos meses.