O artista plástico Alê Jordão promove  entre os  dias 16 e 30 de setembro, duas oficinas de neon abertas ao público em seu ateliê. A iniciativa, que ocorre em paralelo à Iluminata, exposição promovida no espaço pela galeria Choque Cultural, tem como intuito propiciar aos participantes uma experiência imersiva em seu processo criativo, gerando neles sensações diversas – sejam visuais, sensoriais ou até mesmo auditivas. Para isso, o artista lança também uma trilha sonora autoral, assinada pelo projeto L’opera Di Chi Collabora (Felicio e Meu Nome é Carlos).

As oficinas permitirão aos curiosos pela arte presenciar, de perto, como surge a luz neon. A experiência será cadenciada pela trilha inédita, pilotada ao vivo por seu idealizador. Em ritmos que vão do tango argentino ao punk rock, as músicas condensarão sons industriais e ruídos de correntes elétricas, combinadas às frases que dão forma às obras em neon.

“A luz neon provoca sempre um encantamento nas pessoas, talvez pelo destaque das peças, talvez por certa nostalgia”, afirma Ale Jordão. “Cada obra é um recomeço. Cada peça é única. Como no murano, a torção no vidro não se repete. Trabalhar com o neon é uma paranoia delirante, minha nova forma de expressar o grafite”, diz o artista, lembrando que, em grego, a palavra também remete a algo novo.

Acompanhado por um especialista, Alê Jordão fará uma série de demonstrações ao vivo, expondo ao público seu processo de criação. Os vidros serão modelados, soprados e iluminados com o uso de maçaricos e instrumentos elétricos. Os convidados também podem conferir como se formam as cores do neon – uma quase mágica combinação de gases e vidros coloridos.

O público convidado poderá  interagir e levar algumas peças para casa. Ao final da experiência, os convidados receberão uma pulseira pen drive com a trilha sonora Endereço Rua Comendador Miguel Calfat 231, Itaim Bibi, SP

Das 11h às 18h
Entrada: gratuita