Depois do setor exportador tomar fôlego em setembro, com uma alta nas exportações, os embarques voltaram a cair em outubro. O décimo mês de 2015 somou US$ 71,30 milhões, 12,8% a menos do que setembro (US$ 81,76 milhões). Em relação a outubro de 2014, a queda foi de 16,1% (US$ 85,3 milhões). No acumulado entre janeiro e outubro, 96,59 milhões de pares somaram a receita de US$ 766,13, 12,4% a menos do que o mesmo período do ano passado (US$ 874,09 milhões). O preço médio do par fechou em US$ 7,06.

Para Heitor Klein, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados),  esta queda nos embarques já era esperada, mesmo com os números positivos registrados em setembro. As constantes oscilações no câmbio, ocasionadas por fatores macroeconômicos e também pela crise econômica e política pela qual passa o País, ainda trazem incertezas para o último trimestre. “Provavelmente, os níveis de exportações devem melhorar no final do ano e, principalmente, no primeiro semestre de 2016”, projeta. Embora tenhamos uma melhor cotação cambial, ela apresenta-se ainda muito volátil, prejudicando as exportações. “A estabilidade cambial é fundamental para que sejam concretizadas as expectativas de recuperação nos embarques”, completa o dirigente.
Destinos

Os Estados Unidos, o principal destinos dos calçados brasileiros, pagaram, em outubro, US$ 11,47 milhões, 33,7% a menos do que o mesmo período de 2014 (US$ 17,30 milhões). Em segundo lugar, a Argentina comprou o equivalente a US$ 6,70 milhões, 9,8% a menos (US$ 7,43 milhões). Em seguida aparece a Bolívia, que comprou 7,9% a mais (US$ 5,07 milhões), com embarques da ordem de US$ 5,48 milhões, e Paraguai, que importou US$ 5,19 milhões em sapatos brasileiros, 20,5% a menos do que em outubro de 2014 (US$ 6,53 milhões).

Espanha

A Espanha surge, no mês de outubro, como o grande destaque positivo. As aquisições de calçados verde-amarelos por aquele país cresceram 872% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2014 as compras registraram US$ 132 mil, neste mês os embarques somaram US$ 1,29 milhão. No acumulado do ano, no entanto, os Emirados Árabes continuam dominando as compras de sapatos brasileiros. O país importou 1,59 milhão de pares, por US$ 18,13 milhões, alta de 20,4% sobre 2014 (US$ 15,05 milhões). O país é um dos mercados-alvo do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade calçadista e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Estados

Os quatro Estados brasileiros que lideram os embarques ao exterior registraram quedas em outubro. O Rio Grande do Sul, principal exportador brasileiro, teve receita de US$ 26,31 milhões, 6,3% a menos do que o mesmo período do ano anterior (US$ 28,08 milhões). Ceará, segundo colocado, embarcou o equivalente a US$ 18,66 milhões, 18,6% a menos do que no mesmo intervalo de 2014 (US$ 22,91 milhões). Em seguida, São Paulo vendeu a cifra de US$ 8,37 milhões, 37,9% a menos do que outubro do ano passado (US$ 13,48 milhões), e a Paraíba, quarta colocada, registrou receita de US$ 7,08 milhões, 9% a menos do que o mesmo período do ano passado (US$ 7,78 milhões).

Importações

A elevação do dólar, contudo, tem favorecido a queda das importações. Entre janeiro e outubro, entraram no Brasil 30,79 milhões de pares, US$ 443 milhões, 10,8% menos do que o mesmo período de 2014. As origens dos calçados que entram no Brasil continuam sendo Vietnã – US$ 18,49 milhões, 32,3% a menos do que outubro de 2014 (US$ 27,32 milhões) -, Indonésia – US$ 6,52 milhões, 34,9 menos do que o mesmo mês do ano passado(US$ 10,02 milhões) – China – US$ 3,36 milhões, queda de 9,7% (US$ 3,72) – e Índia – US$ 677 mil, 155,3% a mais do que outubro de 2014 (US$ 265 mil).