O primeiro dia da Expo Retomada, o mais importante acontecimento da indústria de eventos após o advento da pandemia no Brasil, reuniu cerca de 1200 visitantes em agenda escalonada no São Paulo Expo, ontem, 14 de outubro. O evento, considerado modelo para a retomada do setor pós-coronavírus, inaugurou com 40 expositores e mais de 100 empresas participantes, aplicação de rígidos protocolos de segurança e a demonstração de uma série de novidades para os players da indústria de eventos corporativos, feiras de negócios, turismo de negócios e Live Marketing.

Na Arena Show da Retomada, cinco painéis trataram sobre assuntos estratégicos para o setor, relacionados ao impacto econômico das feiras e dos eventos de negócios, novos formatos, tecnologia, inovação na cenografia, novos protocolos nas montagens e as tendências e impactos na entrega dos eventos.

Um dos consensos em todos eles foi a importância da união do setor como legado positivo da pandemia.  “A situação mostrou dependência dos elos da cadeia de valor do setor de eventos. Quando percebemos o tamanho dos movimentos que deviam ser feitos, tivemos que olhar p/ os parceiros e perceber que se não ajudassem a acomodar a situação entraríamos num caos sem solução”, afirmou Marcelo Canecchio Ribeiro, da Reed Exhibitions.

“A aproximação genuína das pessoas foi um bom legado da pandemia, começamos a ser um organismo único, tivemos que falar não mais como marca, mas com um contato verdadeiro”, enfatizou Paulo Ventura, do Expo Center Norte. “O setor está unido, as pessoas mais conscientes dos assuntos, conseguindo tirar projetos da gaveta que estavam estacionados”, disse Anabela Gomes, da Informa Markets.

“Quando entramos na inércia, não enxergamos à frente, mas saímos dessa inércia quando nos reunimos e entendemos que o apoio seria fundamental”, afirmou Patricia Elisa Uehara, da Cenarea. “São poucos que tem coragem de se juntar com concorrentes e dividir o mesmo ambiente, colocar energia no compartilhamento e no fazer juntos”, complementou Leila Malvezzi Bueno, da ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes.

Outro assunto bastante comentado foi o digital como complemento aos eventos presenciais, não como substituto. “O físico vai voltar, mas o digital não vai parar. Precisaremos alinhar da melhor forma possível o digital com o presencial para termos sucesso no futuro”, afirmou Paulo Serra, da Blue Ocean.

“Já dominamos o streaming há muitos anos, mas fomos descobrindo novas ferramentas, temos uma série de possibilidades. Os grandes eventos vão continuar, é fundamental a presença e vamos saber usar cada vez melhor a ferramenta digital, com aumento de audiência”, comentou Celso Santi, da Programasom. “O streaming garante capilaridade da audiência, tanto de visitantes quanto de expositores, por diversas questões, assim adiciona ao físico. Esta capilaridade pode ser aproveitada como oportunidade de negócios. Mas a experiência sensorial do evento presencial é fundamental”, afirmou Osnei Augusto dos Santos, da Pro Magno.

Uma das novidades anunciadas durante os painéis foi o andamento do PL proposto pelo vereador Rodrigo Goulart, durante seu discurso, na abertura do evento. A proposta para que o dia 14 de outubro torne-se o Dia das Feiras e Eventos de Negócios na Cidade de São Paulo já foi protocolada.

A programação dos painéis terminou com uma live do Conecta Fórum Eventos, diretamente do palco da Arena. Todo o conteúdo do primeiro dia da Expo Retomada foi transmitido ao vivo pelo Facebook do evento – www.facebook.com/exporetomada, que irá compartilhar também a programação marcada para hoje, quinta-feira.