Iniciou na manhã desta terça-feira, dia 12, em Gramado, no Master Premium, o ENEF – Encontro de Empresas Familires. Evento inédito no país, o encontro reúne mais de 300 membros de famílias empresárias e 26 cases empresariais nacionais e internacionais. O evento segue até a noite desta quarta-feira, dia 13.

Dr. Werner Bornholdt, conceptor do evento, falou durante a abertura Foto Dinarci Borges

Dr. Werner Bornholdt, conceptor do evento, falou durante a abertura Foto Dinarci Borges

Executivo espanhol Borja Raventós Sáenz da Codorníu foto-Dinarci Borges.

Executivo espanhol Borja Raventós Sáenz da Codorníu foto-Dinarci Borges.

 

Na abertura, Dr. Werner Bornholdt, responsável pela concepção do ENEF, falou aos presentes destacando o diferencial do evento. “O diferencial destes familiares aqui presentes é bem sucedidos é o amor e o trabalho. Vocês se permitiram sair de suas empresas no meio desta semana para aqui aprender, ouvir, refletir, conversar e trocarem experiências”, disse.

 

O executivo espanhol Borja Raventós Sáenz, membro da Vinícola Codorníu da Espanha, 17ª empresa familiar mais antiga do mundo, são 18 gerações, abriu os painéis. Ele apresentou a Codorníu que possui sede na Espanha com 9 unidades, além de unidades nos EUA e Argentina.

 

É a terceira vez que Borja vem ao Brasil. Em sua apresentação dividiu a história Codorníu em uma linha desde a criação em 1551, passando por 1659, 1872, 1885 e 1914. Segundo ele, os pilares de crescimento da empresa são baseados em história, líderes, governo corporativo, cultura e valores, capital e fatores de êxito para a longevidade.

 

Borja elogiou as famílias empresárias brasileiras. “Vocês brasileiros tem muita facilidade de expressar abertamente seus sentimentos e isso nós temos a aprender. Este evento é diferenciado”, analisou.

 

As palestras seguem ao longo do dia com apresentações de cases como  Lebes, Apsa e Auxiliadora Predial, Eliane Revestimentos, Sazi, Fockink, Morar, Medabil, Colégio Dom Bosco, Churrascaria Santo Antonio e Grupo Arcel.

 

Werner Bornholdt Consultores – O evento é comemorativo aos 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, empresa portoalegrense de consultoria e gestão, especializada em processos de sucessão familiar e reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, que realiza o evento junto com a Imersões Educação e Desenvolvimento.