Londres recebeu  três  exposições capitaneadas pelo Senac/CE, de novos e consagrados ícones do design, que surgiram no DFB Festival,maior encontro da moda autoral da América Latina, idealizado por  Claudio e Helena Silveira,  que chamaram atenção do mundo inteiro.

 

 

Claudio e Helena-Silveira foto divulgação

Morador do Morro Santa Terezinha, de Fortaleza/CE,  David Lee, foi selecionado entre 16 designers de moda emergentes em todo o mundo, para apresentar suas peças no International Fashion Showcase, que acontece na Somerset House, epicentro da London Fashion Week. A instalação de David , foi por uma  iniciativa do Senac/CE, e contou com direção criativa do consultor Eduardo Motta, que também atuou na preparação do designer, durante o processo seletivo.

Organizado pelo British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House, e o evento contou também com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac.

 

Para  Rodrigo Leite, diretor Regional Sesc Senac Ceará,  a participação da instituição no IFS está em sintonia com os novos projetos do Senac: “Estamos vivendo uma nova fase, com um projeto pedagógico nacional e maior apoio aos jovens talentos, acompanhando-os para além da sala de aula, dando oportunidade de transformar sua vida com conhecimento e resultados”. 

Também na Embaixada Brasileira em Londres, o mestre Espedito Seleiro levou sua exposição e o livro Meu Coração Coroado (Editora Senac), reunindo obras do “Mestre do Couro”. A mostra tem o mesmo nome do livro escrito e organizado por Eduardo Motta ,que reúne uma série de obras de mestre. “No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito – roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário – estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro”, afirma o autor. Com uma arte tão autêntica que desperta o interesse não apenas do mercado da moda e do design, mas também da comunicação e pesquisa, o cearense morador de Nova Olinda, no Cariri cearense, segue ganhando espaço com seu trabalho único, que já esteve em projetos como a coleção de móveis Cangaço, fruto de parceria com os irmãos Campana.  

No mesmo período, a coleção de moda A Hora do Brasil, resultado de uma experiência inédita promovida pelo Senac Ceará em parceria com o estilista Jum Nakao também esteve na embaixada . As peças nasceram no Reality Project, uma ação realizada pelo Senac dentro da edição de 2012 do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral do país.