No dia  14 de agosto é comemorado o Dia do Combate à Poluição. Além do grave problema ambiental, a poluição também traz danos à beleza e saúde da pele e dos cabelos. Segundo Cláudia Coral, farmacêutica e vice-presidente da Galena,empresa que importa e distribui matérias-primas para farmácias de manipulação, o problema afeta toda a população. “Algo é certo: a poluição é nociva para todos. Os poluentes modificam a composição normal do ar, água, solos, causando danos aos seres vivos e recursos naturais”, explica.

 

Cláudia Coral, vice-presidente da Galena-foto Tânia Müller

Segundo ela, é possível proteger a pele dos danos causados pela poluição. “Muitos pensam que como a poluição está no ar ou em forma de ondas eletromagnéticas, não há o que fazer para proteger a pele. Na verdade existem variados ativos que conferem essa proteção”, explica. “Nesses casos, os ativos podem ter diferentes mecanismos de ação: funcionar como uma segunda pele, com ação antioxidante, quelantes de metais, reduzir os danos da radiação”, diz. “O importante é que todos irão resultar na proteção da pele contra o acúmulo de poluentes e contra a radiação eletromagnética.

 

Cuidados com a pele

 

Uma das novidades que chegaram ao Brasil para combater os efeitos da poluição na pele chama-se Filmexel. Obtido de açúcares, o ingrediente forma uma espécie de filme flexível que age como uma segunda-pele e protege contra a poluição, bactérias e agentes irritantes. Pode ser manipulado em cremes nas farmácias de todo o País.

 

Outro ingrediente que deve estar presente na rotina de limpeza é o carvão ativado, que pode ser considerado uma das principais tendências mundiais de beauty care. Encontrado nas farmácias de manipulação, o ingrediente pode estar em máscaras Charcoal ou em pérolas de carvão esfoliantes, que ajudam a eliminar todas as impurezas da pele.

 

Limpar a pele diariamente é uma necessidade de quem vive em grandes cidades. A indústria de beleza já se movimenta para isso, e a Mezzo Dermocosméticos traz uma bruma demaquilante que além de remover todas as impurezas da pele, ela repõe minerais, ajudando a nutrir, hidratar, energizar e promover refrescância. A novidade proporciona uma remoção sem agressão à pele e possui benefícios como ação anti-fadiga e anti-estresse.

 

Cuidados com o cabelo

 

Sonia Corazza foto divulgação

A impermeabilização do solo e o consequente aumento do total anual de chuvas em São Paulo, favoreceu o aumento da umidade, deixando o cabelo dos paulistanos com mais frizz. Além disso, os altos níveis de poluição tornam o cabelo de quem vive na cidade o mais sujo do Brasil. “Por causa da qualidade da água e dos altos níveis de poluição, o paulistano tem o cabelo mais sujo do Brasil,  que se deve ao acúmulo da sujeira do dia-a-dia e resíduos de metais presentes na água do banho”, explica a consultora técnica da Goldwell, a engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza.

 

Portanto, quem vive em grandes metrópoles deve ficar atento aos danos que a poluição causa aos fios. “Com frizz, sujeira, oxidação, poluição e agressões autoinduzidas, o cabelo precisa de cuidados personalizados para que os resultados sejam melhores e mais duradouros”, destaca Sonia.

 

Para evitar o aumento da oleosidade e o acúmulo da sujeira nos fios, o shampoo Super Clear, da marca de haircare K.Pro, é uma alternativa que cuida do couro cabeludo e dos fios, evita o ressecamento e não agride os fios.

 

Para finalizar e manter os cabelos livres do frizz e protegidos da radiação solar, o Protective Blow Dry Spray, da Goldwell, evita a porosidade do fio e o frizz, e protege contra os danos externos.