A South African Airways Cargo (SAA Cargo) é a  parceira oficial para carga aérea da Equipe Toyota Gazoo Racing South Africa no Rally Dakar 2019. A corrida desta 41ª edição acontece de 6 a 17 de janeiro no Peru, América do Sul. O Rally Dakar é um dos maiores eventos de automobilismo do mundo, considerado o auge das corridas off-road e o teste definitivo para a durabilidade de um veículo.O evento acontece durante um período de 11 dias e envolve 10 etapas de corrida. Serão 450 carros, caminhões, motos e quadriciclos que percorrerão uma distância total de cerca de 6.500 quilômetros.

A parceria, que está em vigor desde 2012, envolve o transporte dos veículos de corrida para São Paulo, Brasil, em rota para Lima, Peru, para o início da competição. A remessa consiste em dois veículos e peças sobressalentes, que pesam cerca de 8.500 kgs.

“Transportar nossos carros de corrida para a América do Sul pode levar meses se os enviarmos via frete marítimo”, explicou o diretor da Toyota Gazoo Racing SA, Glyn Hall. “Graças a nossa parceria com a SAA Cargo, o tempo de transporte é muito menor, dando-nos tempo extra para desenvolver e preparar os carros para a corrida.”

Leva-se quase um dia para o carregamento chegar ao seu destino. “A parceria de longa data é uma demonstração da confiança depositada em nós pela equipe da Toyota Gazoo Racing SA para lidar com suas remessas mais valiosas. Através dessa parceria, podemos demonstrar a capacidade da SAA Cargo como provedora de soluções em frete aéreo. Levamos cerca de dois meses para estruturar essa jornada, a fim de garantir um transporte sem interferências. Nossa prioridade é o compromisso em atender consistentemente as expectativas de nossos clientes. Contamos com nossa capacitada equipe para tornar isso possível”, afirmou Justice Luthuli, gerente geral da SAA Cargo.

“A equipe conseguiu, sem falhas ao longo desses anos, terminar o Rally Dakar entre as cinco primeiras posições. Acreditamos fortemente que eles irão nos impressionar novamente este ano e aproveito para desejar boa sorte a todos”, disse Luthuli.

A equipe da Toyota Gazoo Racing SA será representada pelo veterano Giniel de Villiers e pelo navegador Dirk von Zitzewitz; Nasser Al Attiyah e o navegador Mathieu Baumel; e o piloto holandês Bernhard ten Brinke com o navegador Xavier Panseri ao seu lado.

Curiosidades

• Os veículos de corrida são projetados de acordo com as restrições de tamanho para cargas comerciais e, portanto, são construídos de tal forma que podem ser desmontados e ficar no tamanho dos pallets e containers onde são transportados.

• Leva-se cerca de três horas para desmontar cada carro e seis horas para remontá-lo.

• Cada carro pesa aproximadamente 2.000 kgs.