Médicos, Defesa do Consumidor, Conselhos Regionais da Saúde, Igreja e Associações de Pacientes anunciam o que farão contra a cobrança, em entrevista coletiva,   dia 25, amanhã, quarta-feira, às 10h30, na sede na Associação Paulista de Medicina, avenida Brigadeiro Luís Antonio, 278, 13º andar , em SP.

 Na ocasião serão discutidos estes tópicos: O que está por trás da proposta de franquias nos planos de saúde? Quem ganhará bilhões com elas? Quem serão os principais prejudicados? Quais os reflexos para quem trabalha nas empresas, em todas, inclusive nas da Comunicação? Como o acordo foi fechado nos gabinetes do Brasília? Por que pareceres oficiais foram ignorados pela agência estatal? E os reflexos no Sistema Único de Saúde, será que o SUS sobreviverá ao pagamento da fatura? Como médicos serão afetados na prática diária? Quais os pacientes que mais sofrerão?

Além da anfitriã, APM, estarão atendendo na imprensa todos os órgãos de Defesa do Consumidor (Idec, ProTeste e Procon), os Conselhos Regionais de Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, associações de pacientes crônicos, a Igreja Católica e a Pastoral da Saúde.
 Estão convidados, entre outros, a Defensoria Pública, a Promotoria dos Direitos dos Consumidores e a Promotoria da Saúde.

Histórico

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está sinalizando um retrocesso desastroso à Lei 9658, de 1998, que assegura os direitos dos pacientes de planos de saúde e normatiza o setor de assistência complementar.
Ameaça instituir o pagamento de franquias para os usuários dos planos, como ocorre no mercado de veículos. E se a trombada também atingir você?

Observação: A ANS também pretende criar produtos de cobertura ilimitada, que representam risco à saúde e à vida dos cidadãos, intervenção na autonomia no profissional de Medicina, além de um desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.