A Associação Brasileira de Enologia (ABE), devido ao COVID-19, precisou se reinventar para seguir seu trabalho de qualificar enólogos e promover o vinho brasileiro. O Brazil Wine Challenge, o Dia do Vinho Brasileiro e a Avaliação Nacional de Vinhos, que chegou na casa de apreciadores de 24 estados brasileiros no ano passado, são exemplos dessa nova atuação.  

Com os desafios, primeira vez a entidade estará reunindo, no dia 29 de abril, às 20h, no canal da ABE no Youtube, nove enólogos e agrônomos de diferentes regiões produtoras para falar do desempenho da Safra 2021 Trata-se do  Fórum Direto do Vinhedo.

O enólogo e  presidente da ABE, André Gasperin, conduzirá o papo que poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no assunto. “Queremos mostrar um Brasil Vitivinícola que muita gente não conhece. Falar das características de cada terroir, do que vem sendo feito em cada região, das variedades que melhor se adaptaram, das boas surpresas, dos desafios, enfim, de como se comportou a Safra 2021 em cada um desses lugares”, destaca.

Confira os  oito enólogos e agrônomos convidados :Ana Paula Barros (Agreste, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco), Átila Zavarise (Serra Catarinense), Carlos Abarzúa (Serra Gaúcha – Espumantes), Dirceu Scottá (Serra Gaúcha – Vinhos Tranquilos), Gabriela Hermann Pötter (Campanha Gaúcha), Isabela Peregrino (Minas Gerais e São Paulo), Marcos Vian (Distrito Federal, Goiás e Paraná) e Silvano Michelon (Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste). Eles vão compartilhar suas experiências junto ao vinhedo, relatando o comportamento em cada estação do ano e os reflexos do clima na produção da uva. A proposta também quer mostrar como o Brasil evoluiu em tecnologia, especialmente na área enológica e de viticultura, e como isso reflete diretamente na qualidade dos vinhos.

Um dos assuntos em destaque  dos profissionais é o manejo nos vinhedos, além da compreensão de cada terroir, determinantes para garantir uma safra de qualidade e com grande volume. Se por um lado a iniciativa troca experiência no meio técnico, por outro dá subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado com qualidade superior.