Em  Londres,  um dos bairros comerciais e de entretenimento mais vibrantes de completo,  é o  Camden Town , que conta com   um mercado famoso – um centro de moda e muitas curiosidades, localizado perto do Regent’s Canal. Com seu clima alternativo, o bairro do norte de Londres tem uma reputação de contracultura, além de que a a área é popular entre os habitantes locais e visitantes.

A herança musical de Camden é tão variada quanto as lojas que preenchem suas ruas. Seus bares e pubs também receberam alguns dos maiores nomes do mundo da música. Se você está procurando descobrir os locais mais tranquilos da área, pode explorar o Zoológico de Londres e a exuberante vegetação do Regent’s Park, ou passear para conhecer a beleza arquitetônica de Primrose Hill. Se você sonha com férias na capital britânica, não demorará muito para descobrir que Camden tem muitos tesouros escondidos à serem descobertos.

      O Mercado de Camden está situado ao lado do Regent’s Canal, onde você pode se deparar com um labirinto de tendas e algumas das lojas mais incomuns de Londres, com roupas punk e estúdios de tatuagem em grande quantidade. O Camden Lock Market original abriga de tudo, desde decoração para casa até moda boho, artesanato e bugigangas, joias, livros e achados vintage. O adjacente Stables Market, que já fora um antigo hospital para cavalos, tem 700 barracas que vendem desde antiguidades até moda alternativa. Loja de roupa há mais de 20 anos, Cyberdog é uma loja famosa de Camden. Este ‘país das maravilhas’ de três andares com iluminação neon é especializado em roupas de dança e moda futurista fluorescente, com duas estátuas gigantes de robôs em sua entrada.

O cenário musical de Camden é lendário, e não faltam opções para curtir. O pub Camden Assembly (anteriormente conhecido como The Barfly) é o local onde Oasis, Coldplay e Franz Ferdinand costumavam se apresentar, enquanto o Good Mixer é outro local de música ao vivo com uma rica herança e é conhecido por ser um pub que Amy Winehouse, Blur, Pulp e Oasis foram vistos regularmente. Se você curte metal, rock, indie e punk, o Underworld Camden tem uma história fascinante, com shows de bandas como Placebo, Radiohead e Smashing Pumpkins. Fazendo parte da cena musical de Camden há 80 anos, o Electric Ballroom também foi palco de grandes talentos musicais, como Snow Patrol, Stereophonics, U2, The Clash, Prince, Joy Division, The Smiths e Public Enemy.

No Stables Market, em Camden Town, há uma estátua de bronze em tamanho real de Amy Winehouse como um tributo à falecida cantora e ‘garota de Camden’. Esculpida por Scott Eaton, apresenta o estilo de cabelo em forma de colmeia da cantora e é um local popular para os fãs prestarem homenagens com flores e tirarem selfies. Quando foi revelado em 2014, três anos após sua morte, sua mãe, Janis, disse: “Camden é a casa de Amy, é onde ela pertence”.

Está com um pouco de fome? Os amantes de queijo devem visitar o Cheese Bar em Camden, onde você pode experimentar as melhores criações artesanais do Reino Unido em tábuas de queijo cuidadosamente selecionadas, apresentando de tudo, desde o quebradiço Dorset Blue Vinny até o deliciosamente forte Lincolnshire Poacher. Gosta de peixe com batatas fritas? O Poppies reabriu recentemente de acordo com as diretrizes do governo e oferece peixes pescados de forma sustentável e batatas fritas em um ambiente nostálgico com memorabilia dos anos 1940 nas paredes. Para pratos mais tradicionais, o World’s End Camden – que recentemente reabriu com a aquisição do selo ‘We’re Good To Go’ (Estamos Prontos) – tem um mezanino e uma lareira que atrai compradores do Mercado de Camden, enquanto o Camden Eye atrai clientes por sua grande seleção de cerveja e comida clássica de pub.

Fazer a reserva antecipada é necessária para visitar todos os pubs, bares e restaurantes acima. Consulte o site dos estabelecimentos para obter mais detalhes.

Situado em uma antiga fábrica de pianos em Camden Town, o Museu Judaico de Londres preserva a história das comunidades judaicas da Grã-Bretanha. Combinando as coleções de dois antigos museus, ele preserva o desaparecimento do patrimônio de East End de Londres – o coração da colonização judaica na Grã-Bretanha, junto com a história social do povo judeu em Londres, incluindo as experiências de refugiados do nazismo. O museu também conta com um programa aclamado sobre educação anti-racista e Holocausto. O Museu Judaico de Londres ainda não reabriu suas portas, mas vários passeios virtuais podem ser feitos para explorar a história de sua coleção diversificada.

Primrose Hill é uma área semelhante a um vilarejo, com grandes terraços vitorianos e casas geminadas em tons pastel. O Parque de Primrose Hill, tem vista panorâmica do Regent’s Park e da cidade ao redor – as vistas da exuberante Catedral de St Paul’s e das Casas do Parlamento são protegidas, tornando-o um ótimo local para ver os pontos turísticos. Procure a Pedra de York no cume, que traz uma inscrição do renomado poeta William Blake.

Embora não esteja situado exatamente em Camden, o Zoológico de Londres está situado na Prince Albert Road, em frente a Primrose Hill, o que o torna uma ‘visita obrigatória’ para quem está na área de Camden. Sendo o zoológico científico mais antigo do mundo, criado em 1828, os animais da Torre de Londres foram transferidos para a coleção do zoológico antes de ser aberto ao público em 1847. Existem agora milhares de animais em residência, de camelos e girafas a tigres, pinguins, crocodilos e um dragão de Komodo. Não pode visitar pessoalmente? Verifique-os virtualmente em webcams e transmissões ao vivo.

Baseado no programa de Phoebe Waller-Bridge, Fleabag foi ao ar pela primeira vez e ganhou corações em 2016. Desde sua estreia o programa ganhou status de comédia cult. Apresentando o escritor Waller-Bridge como personagem principal, assim como Olivia Colman e Andrew Scott, as filmagens foram feitas quase inteiramente no bairro de Camden, com um conjunto de outras locações reconhecíveis aninhadas na área do Parque Dartmouth. Isso inclui o café com temática de porquinho da índia, um local de filmagem importante no York Rise, em Camden, que agora é um restaurante turco.

Camden também aparece em cenas de Dupla Explosiva, Sherlock, O Médico e o Monstro e Call the Midwife,

     Como  chegar- Via metrô de Londres: a estação Camden Town está situada na Northern Line. As lojas e bancas do mercado estão espalhadas ao longo de duas ruas – Camden High Street e Chalk Farm Road.

De trem: a estação mais próxima é St. Pancras (25 minutos a pé).

De ônibus: pelas rotas 24, 29 e 134 de West End, Londres.

As opções de acomodação são inúmeras em Londres. Se você quiser ficar em Camden, pode reservar o novo Selina Camden, a apenas 10 minutos a pé do mercado. O hostel St Christopher’s Inn Camden reabriu de acordo com a orientação do governo, enquanto aqueles que procuram uma estadia cinco estrelas perto da agitação vibrante de Camden, podem desfrutar dos arredores opulentos do histórico St. Pancras Renaissance Hotel, há 25 minutos de distância ou 10 minutos se fizer uma viagem de metrô.

Malcolm Griffiths, diretor do Visit Britain no Brasil

  Segundo  Malcolm Griffiths, diretor do Visit Britain no Brasil,  as fronteiras do Reino Unido permanecem abertas para brasileiros com um período obrigatório de quarentena durante os primeiros 14 dias,  e diferentes atrações terão medidas variadas em vigor. Recomendamos que você verifique todos os sites de locais, atrações e eventos antes de viajar, para que possa explorar a Grã-Bretanha com segurança.